6852850531_5c371f0e10

6852850531_5c371f0e10

O terminal de contêineres da Santos Brasil, Tecon Vila do Conde, localizado no município de Bacarena (PA), passa a realizar embarques em balsas fluviais. A primeira série conteve aço com destino ao município de Altamira (oeste do Pará). Até então, o transporte de carga conteinerizada para áreas interioranas de difícil acesso era feito totalmente pela via rodoviária e as balsas eram usadas para transporte de carga em caminhões.

Com a nova rota entre os rios Xingu e Pará, a região conta com a alternativa de transporte por cabotagem marítima e fluvial. A iniciativa vemender à demanda crescente de projetos locais como hidrelétricas, siderúrgicas e empreendimentos ligados à exploração mineral. A operação fluvial abrirá também um leque de oportunidades para o desenvolvimento econômico de todo o Norte. Produtores e exportadores poderão aproveitar o retorno das balsas vazias ao Tecon Vila do Conde para enviar suas mercadorias para outros estados e regiões.

“Essa operação abre uma nova perspectiva para o Porto de Vila do Conde, que a partir de agora passa a ser de fato um hub port – porto concentrador, a exemplo do que acontece em larga escala em portos como Roterdã, na Holanda ou em grandes terminais americanos. Trata-se de um verdadeiro marco no transporte de cargas na região”, afirma Antonio Carlos Sepulveda, diretor-presidente da Santos Brasil.

Segundo o executivo, a operação fluvial gera impacto positivo tanto na qualidade do serviço de transporte, quanto na redução de seu custo e maior índice de sustentabilidade, sendo muito adotada em países como Holanda e Japão. Os estudos de viabilidade de rotas fluviais para escoamento de carga começaram no primeiro semestre deste ano e confirmaram um grande potencial de operações comerciais na região, que até hoje esteve dependente das limitações do transporte rodoviário.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain