Série Logística pelo mundo

Artigos > Série Logística pelo mundo

Novo projeto de armazém

layout inteligente de armazemUm novo arranjo físico do armazém e uma nova combinação de estruturas porta-paletes ajudaram a Generac a agilizar sua cadeia de suprimentos e otimizar as entregas.

A Generac, fabricante americana de geradores de energia industrial e residencial, sabia que estava na hora de um novo centro de distribuição e um novo sistema de estruturas porta-paletes. A estocagem, separação e expedição ineficientes de produtos acabados de um armazém antigo e tradicional estavam dificultando a produtividade dos funcionários e a entrega dos produtos.

Após uma pesquisa e análise, a empresa buscou transformar suas dificuldades logísticas em oportunidades com a construção de um armazém usando um arranjo físico de um projeto de corredores em espinha de peixe inovador com estruturas porta-paletes seletivas.  O projeto de corredores em espinha de peixe pode reduzir os custos da logística do armazém em 20% e agilizar as entregas se comparado com os arranjos físicos tradicionais.

“Com o projeto de corredores do armazém e estruturas porta-paletes em espinha de peixe, o objetivo foi agilizar a cadeia de suprimentos e otimizar as entregas aos clientes com o mesmo número de funcionários”, afirma o engenheiro industrial da Generac, Adam Barber, encarregado de melhorar a logística e a eficiência do armazém.

“Para sustentar a eficiência operacional, precisávamos de estruturas porta-paletes robustas e confiáveis, que pudessem resistir aos impactos inevitáveis das empilhadeiras”, acrescenta. “As colunas traseiras abertas não eram boas o suficiente em nossa experiência. Queríamos evitar descarregar os produtos para consertar ou substituir as estruturas porta-paletes danificadas e depois recarregar os produtos”, completa.

Para ajudar a integrar o sistema de estruturas porta-paletes de estocagem correto com as empilhadeiras e o arranjo físico dos corredores em espinha de peixe, a Generac procurou a Winsconsin Lift Truck, uma distribuidora de sistemas automatizados  e de movimentação de materiais.

Kristine Rauch, engenheira industrial da Winsconsin, responsável pela integração do sistema, recomendou à Generac a estrutura porta-paletes SK 2000, sem parafusos e com colunas tubulares fechadas da Steel King, fabricante de produtos de movimentação de materiais e estruturas de estocagem.

Sendo fácil, a montagem sem parafusos do sistema em três semanas ajudou a Generac a cumprir a data de abertura do centro de distribuição. Além disso, vários outros recursos das estruturas ajudaram a empresa a atender seus objetivos de resistência, durabilidade e manutenção para uso no arranjo físico do projeto de corredores em espinha de peixe.

Comparadas às colunas traseiras laminadas abertas, as colunas tubulares fechadas são 44 vezes mais resistentes à torção, com resistência a impactos frontais 250% maior e resistência a impactos laterais 68%  maior. Todas as vigas são construídas em aço de alta resistência e os furos são posicionados na face da coluna e não nos cantos, minimizando as perdas de resistência. “A resistência das colunas nos permitiu acrescentar um corredor transversal em espinha de peixe necessário para a passagem de nossas empilhadeiras”, afirma Barber.

Para tornar o sistema de estrutras porta-paletes de estocagem ainda mais resistentes às empilhadeiras, a Generac optou por um reforço no núcleo das colunas, deixando as estruturas porta-paletes  cinco vezes mais resistente a impactos nos cantos e laterais frontais, onde a coluna é mais vulnerável.

Pelo fato de a estrutura porta-paletes ser pintada a pó em vez de tinta esmalte, ela é 94% mais resistente a lascas e riscos. “Usada corretamente, a estrutura porta-paletes mantém a mesma aparência e capacidade de operação durante dez anos”, afirma Kristine.

“Qualquer fabricante com volume que queira maximizar a operação e as instalações deve analisar o arranjo físico do armazém em espinha de peixe”, conclui Barber.

Olho:
Para tornar o sistema de estrutras porta-paletes de estocagem ainda mais resistentes às empilhadeiras, a Generac optou por um reforço no núcleo das colunas, deixando as estruturas porta-paletes  cinco vezes mais resistente a impactos nos cantos e laterais frontais.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.