Armazenagem

Notícias > Armazenagem

Aliança acredita no crescimento do mercado de cabotagem de refrigerados

Alianca NavegacaoSe na carga seca a cabotagem é um serviço bem estabelecido no Brasil, na área de refrigerados o serviço tem potencial para crescer.

De acordo com o gerente comercial de Cabotagem da Aliança Navegação e Logística, Jaime Batista, a carga "reefer" corresponde a 5% da operação, mas tende a ampliar sua participação, especialmente no mercado de congelados – frangos, refeições prontas, polpa de frutas, além de outros produtos industrializados, como sorvete, margarina, embutidos, laticínios, chocolates e produtos farmacêuticos.

Batista explica que a adesão ao serviço depende de alguns fatores como viabilidade do percurso, transit time e validade do produto ("shelf life"). “Cada caso é um caso, mas produtos com prazo de validade maior podem se beneficiar da cabotagem”, explica o executivo.
Além da redução de custos em relação ao transporte rodoviário – de 10% a 15% -, a cabotagem configura-se em um autêntico transporte porta a porta, que une rapidez e economia por meio de um planejamento de operações multimodais, resultando em um meio de transporte sustentável, com baixa emissão de CO2.

Cerca de 70% de todo o volume transportado pela Aliança é na modalidade “porta”, ou seja, a empresa gerencia o fluxo de transporte desde a fábrica do embarcador até a entrega ao destinatário final. O índice de pontualidade nessas entregas e coletas supera os 95%, na média nacional. Por ano, a cabotagem elimina cerca de 300 mil viagens de longa distância das estradas brasileiras, mantendo, no entanto, curtas viagens nas pontas – entre o embarcador e o porto, na origem, e entre o porto e o cliente final, no destino.

Para quem utiliza o transporte marítimo, outras vantagens são a rastreabilidade em qualquer ponto, a integração dos modais para otimização da cadeia logística, a redução do número de caminhões na estrada, menor índice de avarias e a facilidade de contar com empresas que cuidam de todas as etapas do processo.
Segundo Marcus Voloch, diretor de Mercosul e Cabotagem da Aliança, o segmento de frutas é outro que pode se beneficiar bastante da estrutura "reefer", que mantém a temperatura e umidade constantes durante todo o trajeto, porta a porta. “Estamos avaliando novas possibilidades para ampliar a utilização da cabotagem refrigerada neste segmento, buscando alternativas logísticas de redução de custo terrestre, considerando também a longa distância das fazendas até os portos”, avalia o executivo.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.