Armazenagem

Notícias > Armazenagem

Maior em estocagem

autostore22A logística está enfrentando uma nova realidade: o comércio eletrônico trocou o foco de caixas para unitários, as empresas estão experimentando uma demanda cada vez maior por atendimento aprimorado ao cliente.

Eventos especiais como a Black Friday estão criando imensos picos disruptivos e os armazéns estão sob constante pressão de desempenho – tudo isso contra o aumento dos custos, redução da disponibilidade de mão-de-obra e restrição do espaço no armazém.

Como as empresas podem adaptar suas operações de armazéns existentes para atender às atuais demandas?

Espera-se agora que os centros de distribuição façam mais com menos. O espaço é valioso e mudança é tanto disruptivo e caro. Então, o que pode ser feito para maximizar a eficiência e o desempenho de sites existentes, muitos dos quais possuem um layout complexo ou restrito por colunas? E como você reduz os custos crescentes de mão-de-obra e problemas de disponibilidade quando você tem uma solicitação crescente de separação de itens fracionados?

Uma nova parceria entre a Dematic e a AutoStore pode ser a resposta para muitos destes desafios. O AutoStore é um conceito revolucionário, é uma solução de armazenagem ultracompacta e separação de itens fracionados produto-ao-homem, e está disponível através da Dematic, o fornecedor global líder de tecnologia de armazém automatizado. Como pioneiros de armazenagem cúbica, a AutoStore estabeleceu uma presença mundial de mais de 230 instalações em 15 segmentos de mercado desde sua primeira aplicação a 15 anos atrás.

O AutoStore oferece um sistema de armazenamento e separação de pedidos altamente compacto e econômico para itens e embalagens pequenas, acessados e atendimentos por uma frota de robôs inteligentes. 

As mercadorias são armazenadas em caixas, empilhadas juntas em uma configuração compacta, lado a lado e uma em cima das outras, formando um denso bloco de caixas alojadas em uma estrutura de alumínio que pode ter até seis metros de profundidade e uma área homogênea ou varíavel de acordo com a necessidade. O espaço de armazenagem é totalmente utilizado e como o AutoStore é construído baseado no princípio de produto-ao-homem, os robôs fazem toda a “caminhada”, busca e armazena, atravessando por cima da estrutura de alumínio e, em seguida, acessa cada caixa conforme a necessidade.

A flexibilidade e a redundância são garantidas, pois qualquer robô pode acessar qualquer caixa.

As caixas selecionadas são levadas para as portas de entrada/saída ou para as estações de separação, sendo três configurações disponíveis como opcionais, dependendo das necessidades de capacidade do sistema: porta do  transportador para até 240 caixas por hora, porta do carrossel para até 450 caixas por hora ou porta oscilante para 160 caixas por hora quando instalados a 8 metros abaixo da estrutura. Essas portas podem ser localizadas em todos os lados da estrutura, ou mesmo abaixo dela quando localizadas em um andar superior.

Significantemente, o AutoStore reduz a quantidade de espaço necessário para o armazenamento para 25% do volume de um armazém convencional – que dito de outra forma, significa que você pode quadruplicar a capacidade do estoque de um prédio existente sem a necessidade de expandir ou mudar. E o tamanho da instalação pode ser completamente variável, de 1.000 caixas atendidas por 3 robôs até uma grande instalação de 200.000 caixas com mais de 100 robôs de suporte. Além disso, a escalabilidade e flexibilidade inerentes do AutoStore permitem fáceis atualizações e expansões para o sistema – basta aumentar o tamanho da estrutura ou adicionar robôs extras, conforme necessário.

O sistema é particularmente adequado para edifícios existentes, onde um layout complexo ou colunas podem impedir outras formas de automação. Sua leve construção em alumínio e o uso de robôs inteligentes proporcionam uma imensa flexibilidade, permitindo que o sistema seja construído em torno de obstáculos e espaços difíceis ou irregulares, maximizando a densidade de armazenamento e a utilização do espaço.

Os próprios robôs são unidades independentes, operadas por bateria e controladas por WiFi sob o comentado do sistema de controle AutoStore, com o conteúdo das caixas gerenciadas pelo software Dematic iQ ou pelo WMS específico do cliente. Cada robô tem dois conjuntos de rodas que permitem que as máquinas inteligentes manipulem a estrutura e acessem qualquer compartimento, conforme necessidade.

Cada robô é equipado com uma talha que permite que a máquina puxe os compartimentos inferiores da estrutura, que podem estar 5,4 abaixo da superfície. Como as caixas vêm em dois tamanhos – 649mm x 449mm por 330mm para uma caixa alta e 220mm para uma caixa baixa (projetado para levar uma caixa de 600mm x 400mm) – a pilha máxima é de 16 ou 24 unidades, dependendo do tamanho da caixa. Embora a busca demore um pouco mais, o sistems inteligente posiciona os itens de maior movimento próximo ao topo da estrutura e os produtos de menor movimento nos níveis mais baixos.

Isso torna o AutoStore especialmente atraente para as empresas com um maior número de SKUs e para as que tendem ao princípio de Pareto onde 20% dos itens de maior movimentação estarão no topo da matrix.

O AutoStore atende uma ampla gama de indústrias e tem sido instalado em todos os segmentos como vestuários, hobbies e equipamentos esportivos, jóias, produtos farmacêuticos, peças, componentes elétricos e eletrônicos, produtos de higiene, papel e embalagens e uma série de aplicações para lojas e-commerce.    

Uma empresa de atendimento eletrônico na Holanda ganhou 75% a mais de capacidade de armazenamento por metro quadrado após a implementação do sistema AutoStore com 30.000 caixas plásticas. A empresa agora trabalha quatro vezes mais eficiente do que antes e tem uma taxa de erro significantemente reduzida.

A segurança pode também ser uma consideração importante para muitas empresas. Como operadores não podem acessar facilmente o produto na estrutura do AutoStore – por não haver prateleiras abertas e passagens – o sistema é inerentemente seguro. Além disso, o consumo de energia também é baixo. Dez robôs usam a mesma energia que um aspirador de pó e não precisam de luzes.

A redundância integrada é outro grande fator adicional para o AutoStore. Se um robô falhar, ele pode simplesmente ser retirado de serviço e sua tarefa será tomada por um outro robô.

Para a especificação e análise de rendimento desta solução, é considerada a gama de SKUs, taxas e picos de separação e a expectativa de crescimento da empresa. A escalabidade e flexibilidade do AutoStore permite que cada instalação seja configurada especificamente para as demandas de qualquer empresa, podendo atender a qualquer velocidade adicionando robôs, caixas e estações de trabalho. De fato, o sistema pode ser configurado para realizar milhares de pegas por hora.

Empresas à procura de uma mudança radical no desempenho de suas operações existentes podem muito bem encontrar com a AutoStore a melhor solução sem ter que mover ou ampliar o armazém.

O AutoStore é uma inclusão importante ao amplo portfólio de soluções de armazenamento automatizado da Dematic para suportar operações de separação de pedido de itens fracionados produto-ao-homem.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.