CAPA

Edição

ATUAL

Abril 2018 Nº330

LEIA NA INTEGRA
330
 

Dicionário

ONLINE

de Logística da IMAM

CLIQUE AQUI
 

Anuncie

Publicidade

Produtos e Serviços 

VEJA AQUI
 

Araforros: uma empresa disruptiva

araforros capaMuito mais que conceitos, esta empresa fundada em 1992 está em constante mudança. 

Com matriz localizada em Arapiraca – AL, se reinventa por meio de uma equipe fantástica de 400 profissionais que transforma crises em oportunidades.

O espirito de inovação acompanha a empresa desde sua fundação, sob a liderança de Leopoldo Beserra, diretor presidente da Araforros. E é a partir de 2015 que se dá início aos projetos com foco disruptivo.

Inovação disruptiva
A Inovação Disruptiva é um conceito que foi amplamente analisado e definido por Clayton M. Christensen, em 1995. Representando mudanças de alto impacto (“inovações”), redefinindo cadeias de valor, as mesmas alteram significativamente o “status quo” de diferentes setores de mercado. Nem toda inovação é disruptiva, por mais sucesso que ela venha a obter. Porém, quando percebemos que os líderes de um determinado setor reagem ao impacto gerado pela inovação, tentando manter o seu domínio de mercado (ex.: Uber vs. Taxi convencional) estamos diante de uma possível inovação disruptiva. E este também foi o caminho adotado pela ARAFORROS que veremos a seguir.

Instalando melhor...
O início dos ciclos de inovação da ARAFORROS se deu antes mesmo de sua fundação, onde Leopoldo, de 1989 a 1991, já instalava forros e percebia, desde então, oportunidades de melhoria da qualidade.  Este foi o espírito que marcou a fundação da empresa que hoje é a que mais investe em iniciativas de valorização do instalador e do produto (base da excelência).

araforros1989

Produzindo melhor...
Mais uma transformação...  Em 1996, após alguns anos comercializando forros, a ARAFORROS passa a produzir em Arapiraca – AL e assim inicia-se um processo de consolidação de seu compromisso com a qualidade. A empresa também se integra a AFAP – Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC e Leopoldo apoia a implantação de um programa para a melhoria da qualidade dos perfis para forros no Brasil e se torna presidente da Associação (AFAP) de 2014 a 2018.

araforros1996

Do forro para a porta...
Exaptação, conceito proposto em 1982 por Stephen Gould e Elizabeth Vrba, tem origem na paleontologia e diz que soluções mais complexas podem evoluir de estruturas mais simples por meio de uma nova aplicação de um recurso. E foi assim que a ARAFORROS evoluiu, aproveitando os perfis de forros para produzir portas sanfonadas, por meio dos recursos existentes.  Assim, a empresa continua seu ciclo de inovação.

araforros1999

Fábrica Manaus
Mais um ciclo de inovação estava assegurado a partir de 2004 quando a nova fábrica de Manaus – AM entra em operação e assegura mais crescimento e melhor nível de serviço aos clientes. O crescimento da empresa é alavancado também pelo crescimento econômico do País e a ARAFORROS, naturalmente, inspira muitos outros concorrentes (seguidores) a ingressarem no setor.

araforros2004

Cerca: um aprendizado...
Como a concorrência tem dificuldades para acompanhar qualidade mais inovação, um novo produto abre mais um ciclo. Esta nova experiência não se viabilizou, mas mostrou que o processo inovativo também necessita do aprendizado de iniciativas que não geram resultado, isso consolida a cultura da inovação. E foi justamente nesta fase que eu, Eduardo Banzato, diretor do IMAM, conheci Leopoldo e seu sócio Thiago Sampaio, que buscavam especialistas para a melhoria da gestão corporativa.

araforros2006

Design fechadura...
Em paralelo aos investimentos em melhoria da gestão corporativa, surge o desafio de diferenciar as portas articuladas. Mas onde? Sim, na fechadura! Ali estava uma oportunidade que ninguém ainda havia melhorado e a ideia foi tão boa que a empresa ganhou prêmios de design, além de, obviamente, viabilizar o aumento das vendas.

araforros2008

Além do forro branco...
Mais 2 anos se passaram e uma nova solução foi lançada. Forros brancos dão espaço a texturas diferenciadas para compor uma oferta de maior qualidade para o mercado latino americano pois, nessa altura, a ARAFORROS já estava exportando forros e portas sanfonadas para diferentes países. Na medida que a complexidade aumentava, a empresa continuava a investir na gestão.

araforros2010

Inovando com automação...
Fazer uma nova fábrica ou automatizar a fábrica existente? Após estudos, a decisão acertada de se fazer mais com menos permitiu a ARAFORROS avançar muito além de seus concorrentes. Um dos maiores projetos de automação de alimentação de máquinas no mercado foi implementado, o que possibilitou um ganho significativo de qualidade, produtividade e nível de serviço. Em 2014 o processo já estava operando com máxima eficiência e um novo ciclo inovativo se daria a partir daí.

araforros2012

Telhas... Inovação e Kaizen...
Time que está ganhando não se mexe? Claro que sim! Além de iniciar mais um ciclo inovativo com o lançamento da linha de telhas, com o apoio da IMAM e a liderança de Thiago, a ARAFORROS desenvolveu o PAMC – Processo ARAFORROS de Melhoria Contínua, um modelo de gestão corporativa que conta com o engajamento de todos os funcionários.     Assim, o ambiente de inovação e melhoria se consolida.

araforros2014

Crise = oportunidade
Para uma empresa que está inovando há muitos anos, a crise é apenas mais um momento de oportunidade assim como os bons momentos que também foram superados pelas inovações. Porém, desta vez, não bastava apenas inovar.


Acesse o estudo de caso completo aqui:
https://imam.com.br/consultoria/artigo/pdf/Investindo%20na%20Inovação%20Disruptiva.pdf?fbclid=IwAR2CPlHV_CD80PE6lSPM9l7YLhA1Z1bqEdcJLGsXjKVOgTDc7Xu1qXcKLfM


Por Eduardo Banzato, diretor do Grupo IMAM

 

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.