Supply Chain

Notícias > Supply Chain

Soluções para revolucionar a logística de embalagens do setor automotivo (2)

startup2018Estudos apontam que as embalagens retornáveis têm um alto índice de perdas durante o processo logístico na indústria automotiva, já que essas caixas gigantes, responsáveis por transportar peças de montagem dos veículos, podem se perder durante o processo de transporte, indo parar até em outras montadoras, gerando alto custo de reposição e podendo até parar a linha de produção.

Para resolver o problema de gestão de embalagens e racks de transporte do setor, a Reciclapac, empresa da Incubadora USP/IPEN-Cietec e uma das pioneiras no desenvolvimento de negócios voltados à indústria 4.0 no Brasil, criou uma solução de embalagens e de logística inteligentes para gestão de ativos industriais.

A solução
Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), em nuvem, que, a partir de um dispositivo eletrônico instalado nas embalagens, emite um sinal de longa distância, que é captado por uma rede de antenas de conectividade das coisas, para o sistema da Reciclapac que conecta as embalagens à toda cadeia logística, entre montadoras, fornecedores e operadores logísticos. Por meio dessa conexão, é possível obter informações como: localização, temperatura, umidade, se o rack se moveu ou não, se a linha de produção pode ter impactos, entre outros.  Com a solução, as embalagens deixam de ser um simples elemento de produção físico, tornando-se um meio de informação que acompanha o processo total da logística das embalagens, recebendo alertas de possíveis problemas.

Rogério Junqueira, CEO da Reciclapac, explica que o objetivo da plataforma é otimizar o processo logístico, reduzir investimentos em ativos e custos operacionais.  A solução agrega décadas de experiência da equipe, que trabalhou na indústria automotiva, com o uso das tecnologias mais avançadas da indústria 4.0, para fazer com que os racks se comuniquem com os integrantes da cadeia produtiva. “As embalagens também estão ganhando inteligência e proatividade para eliminar gargalos na logística do setor automotivo”, afirma Junqueira.

Resultado
Com a adoção da plataforma, as empresas automobilísticas economizam até 30% na compra de racks de transporte industrial, que custam, em média, R$ 3 mil reais. Outros benefícios que essa solução traz são: redução de fretes aéreos e de embalagens descartáveis, caso seja necessário o envio da peça por transporte aéreo, e para casos em que as embalagens retornáveis não cheguem, respectivamente, além de diminuir o tempo de operação das equipes de logística e da fábrica.

Smarthint
A Reciclapac também desenvolveu uma embalagem de baixo custo, com muitas funcionalidades, bem como um novo processo industrial, o upcycling de embalagens, que foi implementado na MWM Motores Diesel, gerando 70% de redução de resíduos e evitando a morte de 22.000 árvores.

Desenvolvimento em empresas
Com o apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Reciclapac está implementando sua plataforma em grandes empresas como: General Motors,  Cebrace – líder do segmento de vidros planos, e outras empresas de grande porte.  A solução foi considerada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) como uma das melhores, desenvolvidas recentemente, para a indústria 4.0.

A startup
Localizada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN-Cietec, a maior fábrica de startups do Brasil, a Reciclapac é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de embalagens para logística reversa otimizada, Embalagens Inteligentes por meio da gestão com uma plataforma inovadora de software com tecnologia de IoT e implementação de processos de Upcycling de embalagens logísticas (reúso). É uma das empresas do programa STARTOUT Brasil, de internacionalização de startups, e sua solução já é conhecida internacionalmente, em países como, Alemanha e Estados Unidos.

Por Redação E-Commerce News

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.