Supply Chain

Notícias > Supply Chain

Logística ou Comércio Exterior: saiba qual área escolher

logistica ou comercio exterior saiba qual area escolher 222Logística ou Comércio Exterior? Talvez você já tenha se deparado com este questionamento no momento de escolher qual faculdade fazer.

Por serem áreas ligadas ao comércio, é comum ter dúvidas sobre o funcionamento das duas atividades. Para entender a atuação de cada profissional, confira as informações reunidas pelo E+B Educação.

Logística
Proatividade, flexibilidade, boa comunicação e bom relacionamento interpessoal são habilidades cobradas no perfil do profissional de logística, responsável pela organização e administração de materiais e recursos de uma empresa. Através da logística são realizados o controle do estoque e a distribuição entre os centros e fábricas, além de organizar a movimentação interna com o intuito de aumentar a produtividade e facilitar a entrada, saída e circulação de pessoas e produtos.

O curso de Logística tem duração média de dois anos, período no qual o estudante tem acesso a uma grade curricular com disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, Ciências Sociais e matérias específicas, como Gestão da Qualidade, Legislação, entre outras. Formado, o profissional pode desenvolver uma carreira em Logística com a possibilidade de atuação em indústrias, distribuidoras, empresas de logística, entre outros. O comércio eletrônico, a indústria farmacêutica e o setor ferroviário são segmentos que têm ofertado uma grande quantidade de vagas na área.

Comércio Exterior
O comércio exterior se refere as relações de uma nação com a outra. A área abrange a legislação que envolve as atividades de entrada e saída de produtos entra os países, além das questões financeiras, administrativas, aduaneiras e tributárias. O comércio exterior é fundamental para verificar o correto pagamento dos impostos e a documentação exigida para as mercadorias circularem no país, visando o cumprimento das regras internas para esses serviços.

O curso Comércio Exterior prepara o profissional ao longo de dois ou quatro anos, a depender da modalidade escolhida. O tecnólogo dura cerca de quatro semestre enquanto a graduação leva oito semestres para formar o estudante. Após finalizar a sua formação, o profissional está apto para atuar com importação, exportação, despacho, negociação e transações cambiais em transportadoras, multinacionais, órgãos públicos, entre outros.

Logística X Comércio Exterior
O Comércio Exterior está diretamente ligado ao comércio internacional. O profissional cuida das operações que precedem aquelas realizadas pelo Comércio Internacional. Ou seja, trata das condições legislativas, administrativas e financeiras para a entrada e saída de produtos em um determinado país. A logística, por sua vez, trata das questões internas de uma empresa, tendo como preocupação a entrega, recebimento e distribuição de produtos. Seu trabalho pode estar ligado a importação e exportação, mas as principais atividades envolvem o transporte e notas fiscais.

A logística é fundamental no comércio exterior para operacionalizar o deslocamento das mercadorias dentro e fora do país. A logística internacional é importante para reduzir os custos, o tempo e o risco da movimentação dos produtos nas estradas e fronteiras. Essa atividade envolve não apenas o transporte, mas a emissão de notas fiscais, organização interna da empresa e gestão de estoque.

Agora que você sabe a diferença entre as duas atividades, fica fácil escolher aquela que mais combina com você. Lembre-se que a atuação no comércio exterior torna necessário o domínio de ao menos um idioma, sendo o inglês a principal opção. Ficou interessado nas áreas? Então não deixe de conferir as bolsas de estudo para Logística e Comércio Exterior e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.