Tecnologia da Informação

Notícias > Tecnologia da Informação

Logística: como trabalhar com importação e exportação

logistica saiba como trabalhar com importacao e exportacao2 gA tecnologia está em constante transformação e a tendência do mercado está cada vez mais voltada para o uso de ferramentas digitais a favor dos serviços, principalmente nos setores de importação e exportação.

Na área de Logística os recursos da internet só tendem a colaborar para os resultados positivos dos processos, proporcionando eficiência e agilidade nas compras e vendas de produtos.

Neste cenário de negócios, vale o destaque para o despachante aduaneiro: profissional que representa os importadores, exportadores, transportadores e armazéns alfandegados perante os diversos órgãos governamentais e entidades comerciais, nos procedimentos aduaneiros, fiscais, tributários, logísticos e comerciais, visando à liberação da carga importada ou exportada.

Ele quem tem a obrigação de apresentar para a alfândega a documentação referente a entrada e saída das mercadorias do país. Para o exercício legal da profissão, enquanto pessoa física é preciso ter o Registro de Despachantes Aduaneiros ou o Registro de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros, deferidos pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Já para quem deseja atuar como representante de uma empresa, deve ser credenciado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Apesar da profissão não estar vinculada a uma formação de nível superior, para o desempenho das atividades, o mercado exige uma graduação e domínio de outros idiomas, em especial o inglês. Muito mais do que tratar as questões administrativas junto aos órgãos federais, o despachante aduaneiro deverá ter conhecimento de toda a cadeia de serviço dos seus clientes que inclui a liberação das mercadorias com escolha do transporte adequado, entrega e armazenamento cumprindo as exigências sanitárias e alfandegárias, por exemplo. Por isso, a graduação em Logística pode te ajudar a trilhar carreira neste segmento.

Ainda especificando as atividades rotineiras deste profissional, estão a preparação e assinatura de documentos de base ao despacho aduaneiro, classificação de mercadorias, cobrança de impostos incidentes em cada operação de importação, cotação de transportes internacionais e nacionais, firmar termos de responsabilidade com os órgãos intervenientes, etc.

Logística Aduaneira
Quanto ao mercado de trabalho a área oferece amplas oportunidades de atuação, podendo o profissional de logística, habilitado como despachante aduaneiro, trabalhar em portos, aeroportos, comissárias de despacho aduaneiro, indústrias, empresas importadoras ou exportadoras de consultoria e logística, por exemplo.

Com conhecimento teórico, habilidades com o uso das modernas tecnologias, experiências na área e curso superior completo na área de Logística, o profissional que inicia a carreira como despachante aduaneiro tem grandes chances de crescimento. A média salarial, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego chega a R$ 3.127,43 para a jornada de trabalho de 43h semanais.

Bolsas de estudo do Educa Mais Brasil
Conhecer o processo alfandegário e entender como funciona todas as etapas dos processos de importação e exportação não são suficientes para conquistar uma oportunidade de trabalho na área de logística aduaneira. Hoje, além de conhecimento, competências e habilidades, o mercado exige qualificação formal do profissional e diferenciais que possam agregar valores aos serviços que ela oferece. Não perca a chance de começar o curso de logística com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil.

O programa está com vagas disponíveis para ingresso em 2019.1 nas melhores instituições de ensino do País. Garanta já a sua vaga e aumente suas chances no mercado. Ah! Ainda há opções de cursos de pós-graduação e nas modalidades de ensino presencial e EAD para você escolher. Acesse www.educamaisbrasil.com.br e faça sua inscrição gratuita.

Fonte: E+B Educação - Mayanna Marques

Participe e Comente

A Revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN

A revista LOGÍSTICA & SUPPLY CHAIN destaca-se por sua qualidade editorial e pauta criteriosamente estabelecida com o auxílio de um Conselho Técnico Editorial formado por profissionais experientes e atuantes no mercado de logística, com o objetivo de desenvolver reportagens criativas e atuais para os leitores. A participação constante em eventos nacionais e internacionais garante a antecipação de tendências aos leitores.