Os contatores são responsáveis por colocar em funcionamento a parte elétrica da empilhadeira, enquanto a chave de emergência garante segurança ao equipamento
Contatores são dispositivos eletromecânicos constituídos por uma bobina que, quando energizada, produz um campo magnético que impulsiona a parte móvel do contator. Essa parte móvel, uma vez impulsionada, altera a posição dos contatos, ou seja, os contatos que estão abertos são fechados e os que estão fechados são abertos.
Os contatores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. Essa facilidade de se poder abrir ou fechar um circuito através da simples energização de uma bobina possibilita o acionamento remoto de motores elétricos e uma infinidade de outras aplicações, sempre que for necessário o fechamento ou a abertura de um circuito elétrico.
As tensões mais comuns nos contatores variam de 12V DC a 80V DC, atendendo a ampla variedade de tensões existentes nas baterias dos diversos veículos elétricos. Na maioria das aplicações em veículos elétricos, sua corrente está entre 80A e 350A.
Na compra de contatores, às vezes surgem dúvidas quanto à sua nomenclatura. As peças podem ser denominadas como: NA ou NF, significando que seus contatos são normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF), respectivamente.
Assim os contatores NA, quando energizados, têm seus contatos atracados e os contatores NF, quando energizados, têm seus contatos abertos.
Num veículo elétrico, sempre temos a preocupação de avaliar qual será a vida útil dos seus componentes.
No caso dos contatores, a vida útil é um fator muito importante, pois são acionados inúmeras vezes durante um dia de operação, além de serem responsáveis diretos pelo acionamento dos motores.
Os melhores contatores vendidos atualmente no mercado têm sua vida útil em torno de 5 milhões de ciclos, enquanto os de qualidade inferior têm uma vida útil ao redor de 1 milhão de ciclos. Ciclo é basicamente a ação de atracar para contatores normalmente abertos e desatracar para contatores normalmente fechados.
Os principais fatores que influenciam na vida útil dos contatores é a qualidade do material dos contatos e sua dimensão. Em geral os contatos de prata com grande área são os ideais. Quanto maior o volume do contato, maior será sua vida útil, pois contatores sofrem um pequeno desgaste cada vez que são fechados ou abertos, devido ao arco elétrico que se forma sobre eles.
Existem alguns opcionais que aumentam ainda mais a vida útil de seus contatos, como o Blowout, um ímã que auxilia o fechamento ou a abertura dos contatos, fazendo com que eles atraquem mais rapidamente nos contatores NA, ou se separem nos contatores NF, reduzindo o desgaste por arco elétrico, através da redução do tempo de atracação. Esse tempo, nos contatores mais eficientes, fica em torno de 15 microssegundos.
Chave de emergência
A chave de emergência é um dispositivo manual que permite interromper a alimentação dos veículos elétricos quando ocorrer qualquer falha no equipamento.
Ela fica disposta geralmente ao alcance da mão do operador do veículo, para que ele seja capaz de acioná-la quando houver uma falha, sem grandes esforços ou movimentos demorados. Sua corrente nominal, em geral, fica em torno dos 125A a 400A.
São dois modelos de chaves de emergência, denominados SD e ED:
– O modelo SD tem um contator acoplado à chave de emergência, de maneira que a mesma chave de emergência serve também como contator principal do veículo, simplificando a fiação da máquina, com custo mais baixo.
– Já o modelo ED é somente uma chave de emergência. Esses componentes são capazes de interromper a corrente, mesmo com a bateria em plena carga, de forma segura e eficiente, sem riscos para o operador.