Logística Fashion Especializada no setor têxtil e de vestuário, a Log Fashion, operador logístico com apenas dois anos de existência, está crescendo com ajuda do mercado aquecido. O mercado da moda precisou se dinamizar para acompanhar o novo cenário, após a crise econômica mundial de 2008. Apesar da instabilidade, a indústria têxtil e de vestuário movimentou US$ 1,5 bilhão somente com exportação e um total de US$ 32,15 bilhões no mesmo ano. A partir desse momento, surgiu uma nova tendência no modelo de gestão do setor: a terceirização da logística. Nesse âmbito, a Log Fashion, operador logístico do setor de vestuário, entrou no mercado para atender a essas necessidades. Nascida da TecniExpress, operadora logística com seis anos de atuação no setor, a empresa tem duas frentes de atuação: varejo e indústria têxtil. Com Marcelo Flório como CEO, a Log Fashion destaca-se justamente por contar com um profissional que conhece o “outro lado da moeda”. Por sua experiência na logística de grandes grifes como Triton, Forum, Siberian e Crawford, o executivo criou serviços que prometem agilizar a gestão por meio da integração do lojista com os fornecedores e consumidores.
ServiçosA Log Fashion trabalha com vários clientes conhecidos no mercado nacional e alguns internacionais. “Fazemos a gestão e o abastecimento dos pontos de venda em todo o Brasil, com bastante foco no sudeste por conta do mercado consumidor, mas temos capacidade para fazer entregas em todo o País”, afirma Marcelo. Hoje são 25 clientes e, segundo Flório, a empresa pretende fechar o ano com 30. Entre os principais estão: • Carmim (loja virtual) • Besni • La Martina (Argentina) • Caedu • Fatal Surf • Hanes (EUA) • Havaianas • Jezzian • Suez Jeans • Tensor • Zorba Seja para clientes nacionais ou internacionais, o operador logístico disponibiliza os seguintes serviços logísticos: • Transporte de entregas especializadas; • Recebimento, separação e embalagem de peças em caixas ou encabidadas; • Controle de qualidade; • Armazenagem; • Manuseio de produtos importados; • Sistema informatizado de gestão de estoques (WMS); • Inventários rotativos e cíclicos; • Colocação de alarmes de segurança; • Colocação de etiquetas, código de barras e tags; • Controle de estoques para venda pela internet (e-commerce); • Reagrupamento de peças de coleções descontinuadas; Como novidades, a LOG Fashion apresenta os seguintes diferenciais: • Logística para desfiles e feiras de moda; • Logística reversa de produtos, cabides, alarmes de segurança, embalagens retornáveis, etc; • Reabastecimento automático de lojas; • Consolidação de fornecedores e distribuição; • Operação especializada para bazares, lojas de temporada e outlets; • Armazenagem de material de “visual merchandising” e uniformes de vendedores (dress code); Cada serviço pode ser contratado individualmente ou como um todo, sempre de acordo com o que o cliente deseja. Já em contato com parceiros estratégicos, Flório pretende expandir o trabalho da empresa a grandes eventos da Moda no Brasil. “Pretendemos nos situar no eixo Rio-SP mais fortemente. Pretendemos ir para o Rio porque a moda hoje é carioca. Há muito tempo as marcas paulistas dominaram a maioria dos Estados e capitais, e esse momento é das marcas cariocas, como Oskley, Cantão, Farm, etc. Pretendemos nos consolidar nesse mercado ano que vem abrindo uma filial no Rio de Janeiro”, afirma Marcelo. Atenta à importância da logística como um poderoso diferencial no sentido de atender as necessidades de seus clientes, a Carmim, conceituada grife de roupas e acessórios, selecionou a Log Fashion, para realizar a operação logística do e-commerce da marca. “A logística é uma operação fundamental para o sucesso da operação. As pessoas muitas vezes não imaginam a complexidade e responsabilidade do processo nos bastidores”, afirma Reynaldo Pasqua, diretor da Carmim Online. “É a primeira vez que a Carmim Online terceiriza a sua logística, antes feita internamente. Nosso objetivo foi melhorar a eficiência da operação para aumentar a rapidez de entrega aos consumidores e focar nosso trabalho nas vendas e marketing. Hoje podemos dobrar as vendas de um dia para o outro, pois eu tenho a segurança que meu cliente será atendido dentro dos prazos estipulados. Esperamos um crescimento de 50% nas vendas de e-commerce em relação ao ano passado, quando iniciamos este tipo de operação”, acrescenta Pasqua. Para Marcelo Flório, o mercado online possui um grande potencial de expansão na área logística. “O número de compradores pela Internet é cada vez maior. A loja virtual da Carmim tem a facilidade de levar os produtos da marca a qualquer lugar do País. De alto valor agregado, os produtos da empresa requerem um manuseio cuidadoso e eficiente, o que fazemos questão de observar no dia-a-dia”, diz Florio.
A parceria já mostra bons resultados “Com investimentos em tecnologia via sistemas integrados e parcerias como a que a Log Fashion fez com os Correios, reduzimos em dois dias em média o prazo das entregas”, comenta Flório.
EstruturaA empresa conta com dois centros de armazenagem e distribuição estrategicamente localizados na Granja Viana, em Carapicuíba (SP), que tem 2.000 m2 cada um e mais um com 2.000 m2 em fase de construção que está localizado ao lado, com planos para inauguração em abril do ano que vem. “Depois que terminarmos de construir o novo CD ficaremos com o total de 8.000 m2 de área construída”, explica Marcelo. A Log Fashion também disponibiliza uma modalidade chamada de “in house”, na qual realiza as operações logísticas dentro dos clientes. A frota de veículos é equipada com rastreadores, monitoramento, gerenciamento de risco e apólice de seguros para cargas. A empresa conta com o software Avacorp para administrar todos os serviços, otimizando assim o seu trabalho e também o do cliente. “O Avacorp é um software corporativo, desenvolvido a partir de mais de 15 anos de experiência no segmento de transportes e armazenagem e na Tecnologia da Informação para gestão de empresas de transporte e logística. Contempla, atualmente, todas as necessidades corporativas das empresas de transportes e logística através da completa integração de suas operações como vendas, operacionais, frota, compras, contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, cadastros de clientes, estoques, gestão de armazenagem e contabilidade”, explica Marcelo. Para separação dos pedidos, a empresa utiliza coletores por radiofrequência e está estudando a implantação de um sorter, tudo para ter uma estação de trabalho mais automatizada. Por meio de processos padronizados e totalmente integrados, ferramentas de última geração e qualidade comprovada garantem a confiabilidade das operações realizadas e sua correta contabilização nos módulos fiscais. Ou seja, por meio de uma só interface, o cliente pode acompanhar e ter controle total dos procedimentos realizados, em tempo real. Um exemplo de otimização promovido por essa solução é a possibilidade do cliente ter um histórico regulador que, posteriormente, vai gerar o reabastecimento automático de suas lojas. “Agilizando a gestão logística, a qualidade do atendimento ao consumidor aumenta e, consequentemente, as vendas melhoram”, explica o CEO. “Ter a informação na mão a qualquer momento é o que vai agilizar os processos logísticos, auxiliando o empresário a tomar decisões assertivas e com maior agilidade”, explica Flório. Um exemplo é a necessidade de manter o estoque atualizado em todas as lojas, tendo em vista a diferença de tamanho das regiões do País e também da variação climática. Com uma gestão integrada da logística, o objetivo principal da Log Fashion é melhorar o fluxo de dados entre fornecedor e cliente.
TerceirizaçãoA crise econômica mundial de 2008 também mudou definitivamente a cadeia têxtil. Quando as companhias precisaram fazer contas, perceberam que durante a sazonalidade enfrentada em alguns períodos, como a troca de coleções, os armazéns e a mão de obra ficavam paradas. Para reduzir esses desperdícios, muitas grifes terceirizaram a logística visando diminuição de custos e também a otimização dos processos. “O mercado de operador logístico está crescendo bastante. Os motivos são: vinda de muitas empresas/grifes internacionais e crise nos EUA e na Europa. As marcas estão buscando os mercados emergentes e o Brasil é um deles. Essas grifes já têm o costume de terceirização e já começam a operação pensando em terceirização”, explica Marcelo. O impacto da crise ainda provocou a fusão/aquisição de grandes marcas, levando-as a uma gestão única. Com isso, não haveria mais necessidade da companhia manter a estrutura antiga, como diversos depósitos próprios, por exemplo, tornando o momento propício para uma reestruturação. E a terceirização da logística seria parte dela. “Quando percebemos esse movimento dentro do mercado têxtil no Brasil passamos a cada fusão e aquisição a repensar a logística, que no mínimo, tem que juntar os CDs, as operações. Nós estamos em um momento bom das grifes nacionais por conta das fusões e consequentemente pensando em terceirização e as grifes internancionais chegando”, completa. NatalCom a chegada do Natal, a Log Fashion está com um planejamento diferente de entrega dos produtos. Ao longo do ano são quatro grandes momentos que diferenciados: Dia das Mães, Natal e duas viradas de coleção (final de fevereiro/começo de março e no final de agosto/ começo de setembro). “O foco da nossa empresa sendo uma conhecedora desse mercado, é se preparar bastante para esses quatro grandes momentos. Preparamos o espaço, contratamos mais mão de obra para dar uma vazão mais rápida, em um volume maior, trabalhando com turnos. Em alguns momentos fazemos até três turnos, para podermos triplicar nossa vazão. Estamos hoje com 92 funcionários, mais 150 indiretos e desses 92 nós incrementamos 60% para o pico de Natal”, explica Flório. Durante essas épocas a Log Fashion tem o incremento de quatro, cinco vezes a mais o volume do abastecimento de lojas e consequentemente no volume de venda dos clientes. “Nós trabalhamos o ano inteiro em uma média, no Dia das Mães essa média dobra e no Natal quadruplica”, afirma o CEO. Estratégia diferenciadaApesar de ser um operador logístico especializado no setor têxtil, a Log Fashion está começando a explorar outros mercados. Com a expansão do setor aéreo no país devido ao crescimento econômico e à proximidade dos megaeventos esportivos (Copa do Mundo em 2014 e Olimpíada em 2016) – somente em 2011, espera-se um movimento de 78 milhões de embarques e desembarques, com aumento de 14,3% em relação ao ano passado – as empresas de varejo e de prestadores de serviço pretendem ampliar sua presença nos aeroportos de todo o Brasil. O horário de funcionamento ampliado (24 horas) bem como as rigorosas regras de entrada e saída de pessoas e materiais exigem uma logística diferenciada para o abastecimento das lojas. Não são todos os operadores logísticos com habilitação para atuar em aeroportos. A Log Fashion está investindo no segmento e é uma das poucas empresas do setor credenciadas para atender lojistas presentes nos aeroportos. A empresa aposta no crescimento dos negócios em aeroportos e conta com a Laselva Bookstore entre os clientes da sua recém criada Divisão Retail. Líder no segmento de livraria em aeroportos, portos e rodoviárias, além de shopping centers, a Laselva firmou a parceria com a Log Fashion para o abastecimento diário das lojas dos aeroportos de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Cada loja da Laselva possui cerca de 21.000 itens de diversas linhas, desde livros, jornais, revistas até alimentos, bebidas e suprimentos. Por isso a operação exige uma série de cuidados de manuseio, armazenamento e abastecimento. Pensando nisso, a Log Fashion envolveu mais de 30 pessoas no processo logístico das lojas nos aeroportos. “As lojas nunca fecham”, comenta Flávio Marrano, Gerente de Logística da Laselva. A operadora logística cumpriu todas as exigências destes locais, além de seguir as normas e leis municipais/estaduais. Marcelo Flório, CEO da LOG Fashion, aponta outro importante aspecto na operação da Laselva. “Realizamos para o cliente a logística reversa, já que as lojas não têm espaço para a formação de grandes estoques. O sistema informatizado do operador logístico, integrado com o da Laselva, permite que os itens coletados de uma loja sejam entregues rapidamente para a outra loja, onde houver demanda”, afirma Florio. Para a Laselva, com veículos adequados e equipe especializada, os resultados da parceria já podem ser mensurados. O prazo de entrega no Rio de Janeiro e Minas Gerais caiu de 24 horas para 12 horas. Nas praças do Espírito Santo, o que era feito em 36 horas agora leva 24 horas, o que evita a falta de produtos no ponto de venda. |