A Ceva Logistics fecha contrato de R$ 12 milhões para gerenciar, durante três anos, toda a operação logística da Bombardier dentro de sua unidade em Hortolândia (SP), onde produzirá os veículos para o projeto do Expresso Monotrilho Leste em São Paulo. A empresa logística irá comandar toda a atividade de “warehousing” (recebimento, conferência, embalagem, estocagem, gerenciamento de inventário físico, separação e expedição de peças) e de “material handling” (movimentação interna para abastecimento de linha de produção).
O projeto do Expresso Monotrilho Leste, desenvolvido pela Bombardier em parceria com as construtoras Queiroz Galvão e OAS, é o prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo ligando a estação de Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes. Serão 24,5 km e 17 estações, onde circularão 54 trens para atender a mais de meio milhão de passageiros todos os dias.
O expresso permitirá que os moradores da Zona Leste de São Paulo façam o percurso entre Cidade Tiradentes e Vila Prudente em apenas 50 minutos, que atualmente leva mais de duas horas. O primeiro trecho estará concluído em 2013, o segundo em 2014 e a últma parte em 2016.
A nova tecnologia de Monotrilho em fabricação para o Metrô de São Paulo permite oferecer uma capacidade de transporte e uma velocidade de circulação semelhante ao Metro convencional, 48.000 passageiros por hora e por sentido, também é não poluente e não emite ruído por circular sobre pneus. A mesma ligação construída em metrô subterrâneo levaria mais do dobro do tempo a entrar em operação e custaria muito mais caro.