O Grupo Libra, por meio da Unidade de Negócios Libra Terminais, está implementando um programa de automação e aumento da eficiência operacional dos seus terminais portuários. Neste primeiro momento o grupo decidiu adotar a solução de OCR (Optical Character Recognition) da israelente HTS em todos os gates de acesso de carga e carretas nas unidades nos portos de Santos e Rio de Janeiro.
O foco são os aspectos legais da portaria 3518/2011 da Receita Federal (que estabelece as regras para identificação das placas de veículos e numeração de container), para na sequência serem implementados os aspectos de automação, resultando em ganhos para todos os envolvidos na cadeia.
A HTS Brasil, braço nacional da HTS, empresa israelense líder mundial em automação de portos, foi a empresa escolhida pelo Grupo Libra para fornecimento da solução. O sistema da HTS reconhece a placa do caminhão, o número do contêiner e, em seguida, transmite a informação. A identificação do veículo no novo sistema é feita durante a entrada do caminhão, em movimento, com base em um conjunto de sensores. A iluminação é operada automaticamente e várias fotos são tiradas por diferentes câmeras.