paranagua_chineses_400x318

paranagua_chineses_400x318

Uma comitiva do município de Ningbo, na China, esteve no Porto de Paranaguá. Representando o Escritório Municipal de Grãos, os chineses foram recebidos por Luiz Henrique Dividino, superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O principal interesse do grupo era a operação de grãos do Corredor de Exportação do porto paranaense.

Segundo o secretário chinês, Du Jun Bao, saber como o Porto de Paranaguá movimenta principalmente o soja interessa porque grande parte do volume desses grãos que chegam ao porto de Ningbo saem do porto paranaense. “Precisávamos ver com os próprios olhos para, no futuro, poder estabelecer parcerias ainda mais sólidas”, afirma.

Localizada na província de Zhejiang (segundo Du Jun Bao, província irmã do Estado do Paraná), Ningbo é uma cidade portuária. Como explica o secretário do Escritório Municipal de Grãos, os principais produtos operados por lá são os minérios da Austrália e os cereais – soja e milho – do Brasil. Anualmente, esse porto chinês chega a movimentar 500 milhões de toneladas de cargas.

O que mais impressionou os chineses, no Porto de Paranaguá, foi o Corredor de Exportação. “É muito interessante ver como é possível nove terminais operarem simultaneamente. Mais interessante ainda é ver como a parceria público/ privada tem dado bons resultados ao escoamento de grãos”, conclui Bao.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *