Votorantim-cimento

Votorantim-cimento

Distribuir um volume de 90 mil toneladas de cimento entre uma complexa malha que se estende por praticamente toda a extensão territorial brasileira é um desafio diário da Votorantim Cimentos. Diante disso, a companhia precisava de uma solução que fosse desenhada e customizada para se moldar a determinadas necessidades e especificidades e que planejasse em quatro níveis: produção, transporte, blending e tributário.

Após um mês de imersão no cotidiano operacional da Votorantim, a Gapso, especializada no desenvolvimento de software de supply chain planning, iniciou em junho de 2011 o desenvolvimento do Otimizador da Malha Logística (OML), um software capaz de apoiar a decisão e otimizar o planejamento, considerando um contexto macro – definindo o que produzir e como atender e distribuir o produto da melhor forma possível e com o menor custo – e micro – apresentando a melhor maneira de produzir em todas as fábricas para se alcançar o maior volume de produção.

“Nosso desafio era contemplar as particularidades, atender à questão tributária e conseguir modelar o sistema o máximo possível para que ele fosse de encontro aos objetivos da Votorantim. A ferramenta precisava ser rápida e flexível e o OML consegue oferecer uma solução para um problema específico em 20 minutos, o que é muito rápido considerando a complexidade das operações”, comenta Matheus Silva, gerente de projetos da Gapso responsável pelo desenvolvimento do OML.

 Atualmente, a solução se encontra na fase de implementação, estabilização e análise de desempenho. “Hoje conseguimos vislumbrar qual é o atendimento ideal para uma determinada demanda, e antes não tínhamos essa visão global e local conjuntas tão apuradas. Isso nos resultou em um ganho de 20 a 30% na velocidade de replanejamento. Esperamos capturar os ganhos de forma qualitativa e quantitativa dentro de dois a três meses”, afirma Eduardo Botelho Lotti, Gerente de Planejamento Logístico da Votorantim Cimentos.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *