O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá recebeu uma autorização da Capitania dos para o acesso irrestrito dos navios com dimensões de 368 metros de comprimento e 51 metros de largura. Essa permissão traz navios full contêineres que têm as mesmas dimensões máximas das operações feitas pelo Canal do Panamá.
A autorização emitida pela Capitania dos Portos acontece dois meses após o órgão ter liberado a navegação noturna, o que já proporcionou mais produtividade e competitividade ao TCP, evitando ociosidade dos navios de contêineres. Com a liberação há dois meses, o Terminal já pôde receber, no final de dezembro de 2012, o MSC Altamira, com 300 metros de comprimento, 48,2 de largura e capacidade para 8900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), trata-se do maior navio de full contêineres que já operou em Paranaguá.
As recentes autorizações da Capitania dos Portos trazem uma série de benefícios para os armadores, assim como aos exportadores e importadores brasileiros. Segundo Luiz Antônio Alves, CEO do TCP, as novas dimensões determinadas propiciam que os clientes reduzam seus custos ao trazerem navios ainda maiores. “Essa é mais uma conquista obtida pelo TCP que está investindo fortemente com o objetivo de atingir o nível de excelência dos melhores portos do mundo”, complementa Alves.