A participação da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação no projeto da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) teve seu primeiro resultado neste mês, quando a primeira nota foi emitida no Estado do Amazonas, que participa do projeto piloto junto com o Acre, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
A NFC-e é uma evolução da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), implantada no país pelo Ministério da Fazenda e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em 2008. Nos dois casos, o Confaz determina a obrigatoriedade de um campo específico para o preenchimento do código de barras dos produtos – GTIN-Numeração Global de Item Comercial.
O GTIN é a identidade do produto, inserido nos códigos de barras que são identificados pelos sistemas de automação. Trata-se de uma numeração controlada mundialmente pela GS1. Inserido na nota fiscal eletrônica, o GTIN facilita a gestão de produtos, sua rastreabilidade e estimula a automação na cadeia logística. O processo eletrônico facilita o registro de operações do varejo e padroniza procedimentos. O modelo usado para a NFC-e é o mesmo adotado na Nota Fiscal Eletrônica que entrou em vigor em 2008.
Com ela, o consumidor tem a segurança de arquivar eletronicamente suas notas, sem acumular papel. Poderá acessar seu documento sempre que preciso, seja por um e-mail enviado pela empresa emissora da nota ou pelo website desta empresa, escaneando o QR Code – código de barras bidimensional que compõe o portfólio de padrões da GS1 – por intermédio de seu smartphone.