A primeira balsa de lançamento de dutos brasileira, a Locar Pipe, ficará pronta até o fim de julho. O projeto desenvolvido pela Locar para o segmento de óleo e gás já entrou na fase final de produção e conta hoje com um time de 200 trabalhadores em tempo integral, atuando na instalação dos equipamentos e retoques finais das instalações que poderão abrigar até 130 pessoas a bordo.
A embarcação foi criada para o lançamento de dutos em águas rasas, com profundidade de até 100 metros. Está sendo finalizada na Ilha do Governador (RJ), contará com um heliponto e guindaste de 400 toneladas sobre ringer. Em termos de comprimento, são 87,5 m, 30 m de largura, seis m de profundidade. O investimento total é de 90 milhões de reais.
A Locar Pipe foi projetada pelo time de engenheiros da Locar, teve o casco fabricado em Belém, com a Rio Maguari Shipyard, e agora está na Ilha do Governador para que seja feita a integração da estrutura com os equipamentos. A embarcação será equipada com cinco geradores elétricos para movimentar os guindastes elétricos.
Ao todo são dois guindastes, sendo um principal 47,76 metros de altura e capacidade de 250 MT (modelo Manitowoc 4100w – Ringer) e outro auxiliar com capacidade de 150 MT e altura de 42,767 metros (modelo Fushun QUY150 – Crawler Crane). Além de outros equipamentos para alinhamento dos dutos, tensionadores e um sistema de posicionamento da embarcação para a instalação dos dutos por toda a extensão do projeto.