Durante seis meses, a AQCES, especialista em operações dedicadas de logística, fez o mapeamento dos processos logísticos da Votorantim Metais e enxergou a oportunidade de ganho de produtividade.
Com equipamentos mais modernos e gestão planejada, reduziu o custo da operação de fluxo casado de níquel, que envolve o transporte do insumo e do produto industrializado entre o interior paulista e o goiano: de Niquelândia (GO) para São Miguel Paulista (SP) e de Sorocaba (SP) para Niquelândia.
Entre as melhorias colocadas em prática, estão equipamentos especialmente desenvolvidos para esse projeto. Com uma frota menor, porém mais nova, leve e eficiente, os caminhões são capazes transportar um volume maior que o equipamento anterior: a capacidade passou de 30 para 48 toneladas por viagem. Assim, foi possível conseguir maior eficiência energética, diminuir a emissão de poluentes e o nível de risco rodoviário – de 5,6 milhões para 3,4 milhões de quilômetros rodados por ano – e, consequentemente, levar mais segurança à operação.
Também colabora para o melhor desempenho a gestão adequada do tempo e o controle de estoque, que proporciona mais equilíbrio ao ciclo de entrega e maior precisão nos equipamentos de carregamento. Tudo isso gerará uma economia anual de 15% nos custos desta operação. “As empresas estão cada vez mais cientes de que as operações dedicadas e as soluções integradas são fundamentais para a redução de custos no processo logístico”, comenta Alysson Paolinelli, presidente e CEO da AQCES.