imagem47 1

imagem47 1

O Makro percebeu a necessidade de ter um processo pelo qual pudesse responder de forma ágil à necessidade de reabastecimento de produtos importados de qualquer uma das 77 lojas da sua rede em 24 estados, além do Distrito Federal. A solução foi criar um estoque regulador integrado a um canal de distribuição de abrangência nacional, que passa a operar neste mês.

A parceira nessa operação é a Multilog, cujo centro de distribuição fica ao lado do porto de Itajaí, em Santa Catarina, pelo qual chegam todos os produtos importados que são distribuídos às lojas do Makro. Um volume de mil contêineres por ano será operado pela Multilog, que também será responsável pelo abastecimento, por meio do seu braço de distribuição, o Armazém Geral (AG).

Todas as atividades realizadas pelo AG garantem carregamentos mensais com mais de 210 mil volumes diversificados, em operações de buffer, ou estoque-pulmão, um processo totalmente informatizado, que possibilita o reabastecimento de qualquer item de uma loja até a chegada do próximo lote, completando a logística integrada.

Com esse novo processo, o tempo que o produto importado leva para sair do porto e chegar à loja é reduzido em 50%, ou seja, cai de 20 para dez dias. “A implementação do novo centro de distribuição permite ao Makro aumentar a variedade de produtos nas suas lojas e otimizar os custos, por meio da sinergia de transporte de produtos nacionais e importados, que significa menos veículos rodando, o que também é mais sustentável”, afirma Douglas Souza, diretor de supply chain do Makro.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain