Brado inova com o transporte de tabaco

Brado inova com o transporte de tabaco

A Brado começou em junho, uma operação no Terminal Intermodal de Esteio (RS), com o transporte de tabaco in natura (folhas e talos processados e fumigados) para o exterior. Um dos fatores que contribuiu para a efetivação do serviço foi a forte demanda do setor fumageiro no Estado do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores e exportadores da matéria-prima no País.

Pensando nisso, a Companhia estima atender, inicialmente, 30% deste mercado e projeta ampliar a participação em 50% a curto prazo.

O primeiro teste com a carga foi realizado em maio e após este processo já foram embarcados mais de 30 contêineres. O objetivo é chegar a 400 contêineres por mês, atendendo as empresas da região. Os contêineres vazios são retirados no Porto de Rio Grande e levados até o Terminal Intermodal de Esteio, por ferrovia. De lá, eles seguem de caminhão até a fábrica para serem estufados e voltam ao Terminal para poderem retornar de trem até o complexo rio-grandense, onde são destinados à exportação.

“Esta é uma operação inédita que oferece inúmeras vantagens além de desafogar as rodovias. Sabemos do potencial de produção da região e com isso esperamos conquistar mais clientes neste segmento para diversificarmos o modal utilizado nas exportações”, explica a comercial intermodal da Brado, Elisabete Wolfarth. 

A operação é inovadora e proporciona vantagens econômicas e ambientais. Além de reduzir o custo para o cliente em aproximadamente 15% e diminuir a emissão de CO² no meio ambiente, esta alternativa intermodal também é mais segura. Para favorecer a crescente demanda deste mercado, a Companhia planeja fazer um estudo de área para reativar um terminal mais próximo da produção fumageira e reduzir ainda mais o custo do transporte.

By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain