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A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram atividades de ferrovias, terminais integradores e portuários, passa a contar com uma ferramenta tecnológica para gerenciar a manutenção da via férrea.

O SMV (Sistema de Monitoramento de Via), desenvolvido pela equipe de supervisão de Tecnologia de Processos de Via Permanente da empresa, agora dá suporte à tomada de decisões sobre a programação de conservação da malha.

De acordo com o supervisor de Tecnologia de Processos de VP, Maurício Sotero, o sistema nasceu da necessidade de priorizar as atividades em função da grande extensão da via da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), malha sob concessão da VLI, com mais de oito mil quilômetros de extensão. “Com o SMV podemos identificar e definir quais tarefas são prioritárias em função do nível de importância e também quais são os locais e tipos de serviços que devem ser executados na via”.

O sistema é alimentado com as informações obtidas por intermédio de três tipos de inspeções. A primeira verificação ocorre por meio da ronda dos colaboradores que utilizam computadores móveis para informar os defeitos encontrados na via, como, por exemplo, fixação deficitária, necessidade de troca de dormente ou ocorrência de trilho desgastado. Além de tirar fotos, o aparelho, que é dotado de GPS, aponta a latitude e a longitude do local exato da imagem, o que facilita a localização da ocorrência.

A segunda maneira de coletar as informações é por meio do carro controle, um veículo ferroviário que conta com sensores que medem a geometria da via. Os dados dessa verificação são exportados para o sistema. O terceiro tipo de inspeção envolve a utilização de caminhonetes rodoferroviárias dotadas de sistema de ultrassom que detecta as trincas internas nos trilhos.

“Com o levantamento das informações, o software gera uma pontuação de acordo com a criticidade das imperfeições apuradas. Assim, é elaborado um ranking das ocorrências para que seja realizada uma programação da manutenção de acordo com a prioridade das falhas identificadas na via. Dessa maneira, temos uma ordenação mais assertiva na manutenção”, detalha Sotero. Segundo ele, para realizar o cálculo de prioridade é levado em consideração o tipo de defeito, sua intensidade e a sua localização.

By thais

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