A Rucker, empresa brasileira de fornecimento de equipamentos para o setor aeroportuário, desenvolveu em parceria com a alemã Doll o primeiro caminhão de catering para servir o Airbus A380.
Desde 2013, a Rucker trabalha em parceria com a Doll, para desenvolver o caminhão. “Trata-se de um equipamento complexo devido à posição da porta da aeronave que se encontra sobre a asa e a 8,30 metros de altura. Na operação, é necessário um deslocamento de três metros para frente e 60 cm para o lado esquerdo, o que exige um sistema de segurança muito rigoroso”, disse Rafael Mendes, diretor geral da Rucker.
O Airbus A380 pesa 548 toneladas contra 396 toneladas do Jumbo. Na quantidade de passageiros, a diferença também é grande, enquanto um Boeing B747-400 leva no máximo 416 pessoas, o A380 pode passar dos 800 se for configurado somente com uma classe de serviço. O que resulta numa demanda maior por comissários a bordo, 23 contra 14 e maior quantidade de alimentos no serviço de catering, podendo chegar a seis toneladas.
O caminhão de catering para o Airbus A380 desenvolvido pela Rucker tem outro diferencial, a possibilidade de ser usado como caminhão de comissaria normal, pois a altura é regulável e, portanto, capaz de trabalhar a 5 metros 80 centímetros ou até 8 metros e 30 centímetros, além de possuir baú refrigerado a menos 2 graus com capacidade para 5 toneladas ou 26 metros cubicos de área interna, com câmeras para acompanhar a aproximação na aeronave e câmera de ré.
A Doll é a maior fabricante mundial de caminhões de catering, e uma das poucas a atender os Airbus A380. A aeronave ainda não está homologada nos aeroportos brasileiros, mas várias companhias aéreas apostam na vinda do maior avião de passageiros do mundo para os próximos anos. “Na América Latina, o A380 já opera no Peru e deve chegar aos demais países, criando um mercado interessante para a Rucker, gerando uma demanda de pelo menos dez unidades para os próximos quatro anos na América Latina”, disse Mendes.