O Ecoporto de Santos adquiriu 33 unidades do Trator Terminal TT-40, fabricado pela Rucker especialmente para ser usado em portos.
O equipamento é a única alternativa 100% nacional do mercado, pode ser comprado com Finame e é bem mais eficiente do que os cavalos mecânicos rodoviários usados normalmente nos portos. Nove tratores já foram entregues para o Ecoporto e os outros 24 serão entregues até agosto.
O Trator Terminal foi projetado para suportar o engate frequente de marchas à frente e a ré – são cerca de quatro mil trocas a cada oito horas de operação – e, para isso, foi equipado com transmissão totalmente automática de uso severo. É um veículo de fácil manobra, movido à diesel. A produtividade é muito maior, um trator terminal pode chegar a fazer o mesmo trabalho de três caminhões convencionais.
“Fizemos um produto que reduz o custo total de operação do cliente e, ao mesmo tempo, o deixa livre para cuidar da manutenção sem depender exclusivamente da Rucker, pois trabalhamos com componentes nacionais consagrados que podem ser adquiridos na Rucker ou em tradicionais revendedores de peças onde o cliente tiver melhor poder de barganha”, disse Rafael Mendes, diretor geral da Rucker.
O grande problema de usar caminhões ou tratores importados está no custo da manutenção. Para caminhões convencionais, o desgaste é grande devido a inúmeras descargas de contêineres em cima de uma quinta roda rodoviária, operações de arranques, paradas e manobras em pequenos espaços. Paralelamente, os modelos importados apresentam problemas na hora de encontrar peças de reposição.