O projeto Frota Compartilhada, criado pela Ambev, é um programa em parceria com outras empresas para otimizar as viagens dos caminhões que distribuem os produtos das companhias. Os veículos que retornariam às fábricas da Ambev vazios depois de abastecer os centros de distribuição passam a fazer os trajetos de volta com cargas das empresas parceiras.
Entre janeiro e julho deste ano, a Ambev economizou 1,5 milhão de litros de óleo diesel e deixou de lançar na atmosfera 4,6 toneladas de CO2 graças a essa iniciativa. Atualmente, cerca de duas mil viagens compartilhadas são realizadas por mês em quinze Estados do país. E o grupo de parceiros acaba de aumentar. A Heinz e a Stora Enso se juntaram a Unilever, JBS e JMacedo entre as empresas que compartilham suas operações logísticas com a Ambev.
O Frota Compartilhada faz parte de um conjunto de ações da Ambev voltado a alcançar a meta da empresa de reduzir em 15% as suas emissões de carbono na área de logística até 2017. Além dessa iniciativa, a companhia também renova periodicamente os veículos que trabalham para a empresa. A idade média da frota da Ambev – uma das maiores do país – é hoje de 3,7 anos, contra de 20 anos da média brasileira (ANTT). Desde 2011, todos os novos veículos adquiridos pela a Ambev para substituir os antigos chegam às ruas com motor equipado com um sistema de redução de emissões. Em 2013, a empresa trocou 194 caminhões e, até o final deste ano, deverão ser substituídos mais 249 veículos, o que deve gerar uma queda de aproximadamente 22% na emissão de CO2 nesta frota renovada.
Outra iniciativa é o caminhão 100% movido a gás natural, um combustível alternativo muito menos poluente, lançado recentemente pela Ambev em parceria com a MAN Latin America. O veículo representa uma redução de 20% na emissão de CO2. O modelo teste está em circulação no Rio de Janeiro e dentro de um ano a tecnologia deverá ser levada para outros locais do Brasil. O novo caminhão tem autonomia de cerca de 200 km.