A TNT, transportadora de cargas expressas, inaugurou uma unidade em Canindé. A nova filial, com 1.300 m2, está estrategicamente localizada próxima ao principal polo do setor têxtil e de confecções, na região central de São Paulo. Segundo o Sindivestuario, o setor de vestuário representa 13,1% do PIB nacional.
O novo hub inaugura uma estratégia de aproximação física com os clientes que garantirá melhorias operacionais e nos serviços prestados. “Em São Paulo, transferir mercadorias dentro da cidade é um grande desafio – pelo trânsito e as restrições de acesso. Por isso faz todo sentido montar filiais que possam estar perto dos clientes”, afirma Cristiano Koga, diretor corporativo da TNT.
Para a nova operação, foram destacados 12 veículos que serão responsáveis pelo atendimento de 9 rotas de distribuição. Operacional desde fevereiro de 2015, a nova unidade já tem uma carteira de clientes e abrangerá mais de 15 mil códigos postais.
“A instalação da unidade Canindé é estratégica para a TNT, uma vez que a captação na região central é responsável por 18% do fluxo de cargas em São Paulo. A operação possibilitará a redução de cerca de 30% de quilômetros rodados por dia por veículo, também gerando ganho considerável na redução de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, e maior eficiência no atendimento ao cliente”, explica Maurício Cortizo, diretor regional da transportadora.
A TNT tem expectativa de abrir, pelo menos, mais duas filiais até o final do ano, também com a vocação de atendimento a grandes polos comerciais.
Pioneirismo
Mantendo a visão de atender às necessidades dos clientes, sem se esquecer dos impactos ambientais das suas operações, a TNT implantou na unidade Canindé um projeto piloto para que entregas e coletas sejam realizadas por profissionais de bicicletas, aproveitando as ciclovias da região.
“Incorporar o uso de bicicletas à frota mantém nosso compromisso de buscar medidas sustentáveis e que tragam maior eficiência operacional aos nossos clientes. Estudamos o entorno da instalação e vimos que as ciclovias poderiam ser aproveitadas”, completa Cristiano Koga.
Inicialmente serão duas bicicletas adaptadas, com baú de 1 metro cúbico cada. A previsão é de que elas estejam operando até o final do mês de março, como uma opção de geração de novos modais para os grandes centros urbanos.