O Inovathon Logistics Challenge, desafio de logística promovido pela Scania para universitários de todo o Brasil, estará na MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada, entre 16 e 19 de outubro, no São Paulo Expo.
O projeto é voltado aos estudantes, com o objetivo de aproximar a realidade da indústria a da academia. Durante os quatro dias de evento, o espaço dedicado ao Inovathon promoverá jogos de logística que foram utilizados pela Scania durante a competição com os estudantes, palestras com especialistas em logística, digitalização e sustentabilidade no transporte, além de uma série de temas relacionados ao processo logístico da empresa.
“A MOVIMAT surpreende a cada ano e oferece ao público novidades para agregar conhecimento. Por isso está consolidada como um evento completo para o setor. É o espaço em que o profissional, além de conhecer tendências, encontra soluções integradas para otimizar custos e tornar o processo logístico mais eficiente, ágil e competitivo. E o Inovathon Logistics Challenge agrega tudo isso”, avalia Filippe Almeida, gerente de vendas da MOVIMAT.
“A ideia é de trazer – já na próxima geração de profissionais – uma Logística protagonista de decisões nas empresas, onde eficiência e sustentabilidade estão lado a lado criando uma oportunidade de solução para o transporte”, conta Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America.
“Vamos recriar alguns jogos que usamos este ano no Inovathon. As dinâmicas têm a intenção de passar conhecimento, mas também entreter”, conta Patricia. “Estar presente na MOVIMAT é uma chance de ampliar a visibilidade dos conceitos que trabalhamos dentro do projeto e na Logística da Scania: a co-modalidade, o uso de combustíveis alternativos, a busca por parcerias e por eficiência”, completa.
“Temos que acompanhar a rápida transformação da indústria”, diz o vice-presidente de Logística da Scania Latin America, Marcelo Gallão. Isso significa, segundo o executivo, atender a constante necessidade por flexibilidade e menores prazos em um contexto mais desafiador com a digitalização, conectividade e sustentabilidade.
Para uma empresa que opera em um sistema de produção global, com presença em mais de 100 países, a escala de fluxo logístico diário é enorme – são 25.000 paletes de material, com mais de mil fornecedores fazendo entregas nas unidades de produção da Europa, América Latina, Ásia e África, somados à gestão de produtos finalizados – e, portanto, a busca contínua pela eficiência. “Com foco nos fluxos logísticos e em suas conexões, aumentamos o valor da oferta para nossos clientes com custos operacionais mais baixos, prazos mais curtos, maior flexibilidade e redução das emissões de CO2. Esse é o caminho para um transporte sustentável”, ressalta o executivo.
Edição 2017 – Este ano, o Inovathon Logistics Challenge começou em maio com o período de inscrições. Em agosto, a equipe da Scania foi a campo e realizou as etapas regionais em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP). Os estudantes vencedores – divididos em equipes de cinco integrantes – representaram suas respectivas regiões na final nacional. “Viajamos o país inteiro em busca de jovens inovadores e isso consolidou o sucesso do nosso projeto”, conta Patrícia Acioli.
Neste ano, a equipe “Nicolas Joseph”, de Manaus (AM) foi a vencedora. O time é formado por Matheus Fontinele, Janderson de Oliveira, Lucas Bezerra, Ramel Cerveira e Renata Silva. Eles receberam como prêmio uma viagem para a Suécia, para visitar a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde conhecerão todo o processo logístico realizado na fábrica.
A final foi no último dia 30 de setembro, no Centro Logística da Scania, em Vinhedo (SP). Lá os 25 estudantes receberam o desafio de criar uma solução inovadora para a problemática de distribuição de peças Scania em âmbito nacional. A grande missão desses universitários foi criar uma solução para esse problema, que gerasse redução nas emissões de CO2, no tempo de atendimento ao concessionário e ao cliente e, por fim, economia financeira durante o processo. Dentro da programação das 24 horas de maratona, os jovens acompanharam palestras e participaram de atividades para auxiliar no aprimoramento de seus conhecimentos em logística.