Eficiência no recebimento é essencial para garantir o nível de serviço em toda a operação logística.
Sua empresa quer ser conhecida por ter um ótimo nível de serviço. Para isso, não basta apenas planejar a expedição do produto. É necessário, e essencial, coordenar bem todas as eta-pas do processo, começando justamente pelo recebimento.
A preocupação prévia com determi-nados pontos vai garantir que, quando os produtos chegarem a seu armazém, tudo flua bem. Planejamento é a chave do sucesso no recebimento.Para evitar problemas, especifique, já no pedido ao fornecedor, como quer
receber seu produto: quantidade (se em lotes ou não), embalagem, necessidade ou não de retorno da embalagem de unitização e horário de entrega. Orga-nizando uma tabela de horário para re-cebimento de mercadorias, você evitará filas de caminhões na entrada de seu centro de distribuição e sobrecarga dos colaboradores envolvidos na atividade.
Outra vantagem do planejamento é já certificar com a equipe de estoca- gem para onde o material recebido vai, se para uma área intermediária ou de-finitiva, e qual área do armazém está disponível.
As docas também são cruciais para garantir o bom recebimento. Analise o espaço interno disponível para receber as entregas, o dimensionamento necessário das docas e sua proteção para a realização das atividades em segurança. Uma dica é equipá-las com seladoras à prova de intempéries, seladoras de pressão, batentes e toldos. Equipetambém as docas com dispositivos
de travamento e calços de roda para prender os caminhões e evitar que os motoristas saiam prematuramente.
Tecnologia da informação
A tecnologia da informação é uma ótima aliada: faça com que o forne-cedor lhe envie previamente, via internet ou EDI (“electronic data interchange”, intercâmbio eletrônico de dados), informações sobre a entrega:
quantidade e tipo de material a ser enviado, hora prevista de chegada do caminhão, entre outros. Com essas informações você poderá dimensionar os equipamentos a ser utilizados na descarga e armazenagem do ma-terial, espaço de armazenagem e até o número de colaboradores que será necessário envolver na operação.
Com o espelho da nota fiscal, você poderá já separar de antemão os do-cumentos necessários para a conferência do material, com as especificações técnicas solicitadas. O controle no recebimento pode ser visual, por amostragem ou de acordo com alguma outra regra preestabelecida pela empresa.
Conferência
Agilidade no processo de conferência faz o recebimento eficiente.
Um trabalho prévio com os fornecedores para garantir a acuracidade do material enviado, a embalagem de entrega e a pontualidade trazem muitos pontos positivos ao recebimento.
Coletores de dados também agilizam a conferência do material. Dependendo do produto recebido, a inspeção aleatória pode ser uma boa solução.
A adoção do código de barras no unitizador é um ponto que favorece o recebimento, pois basta a leitura por um coletor para que se tenha a descrição de todo o seu conteúdo.
Outro detalhe que faz toda a diferença: a comunicação. Os procedimentos de recebimento devem ser claros o suficiente para que todos os envolvidos, sejam colaboradores do próprio centro de distribuição, sejam fornecedores, saibam o que podem e
o que devem fazer para que a atividade saia a contento.
E lembre-se: quanto mais etapas no processo de recebimento forem reduzidas, maior agilidade sua em-presa terá.
Dois recebimentos
A Big Brands é fabricante de surfwear e tem duas áreas de recebi-mento independentes: uma para ma-téria-prima utilizada na confecção,como aviamentos, linhas e botões, e outra para o produto acabado, que vem da fábrica e de outras malharias
e é estocado no armazém.
O encarregado de recebimento de produtos acabados, Agostinho da Silva Andrade, explica que a empresa optou por duas áreas de recebimento separadas porque os produtos têm características e destinos diferenciados.
“Para evitar gargalos, optamos pelo agendamento da entrega, mas sabemos que em uma cidade como São Paulo o trânsito muitas vezes é imprevisível. Então somos flexíveis com re-lação à chegada dos caminhões”, diz.
Ao chegar, a mercadoria tem sua nota fiscal conferida, o volume entre-gue checado e os dados lançados em uma planilha externa. Um sistema de coletores de dados e código de barras agiliza a operação. As mercadorias, que chegam em caixas de papelão ondulado, são transferidas para caixas plásticas e movimentadas por transpaletes até a área de estocagem, loca-lizada na mesma construção.
A mercadoria já vem dobrada e em-balada e é, então, transferida para as estantes com casulos, e separada por tamanho e cor. “Apesar de planejar-mos o recebimento, imprevistos acon-tecem. Temos que ser flexíveis para evitar gargalos”, afirma Agostinho.
Mal recebimento
Um mal recebimento compromete to-das as etapas posteriores da atividade: o material acumulado prejudica os demais processos; é uma relação em cadeia. Quem recebe mal expede mal, e prejudi-ca o nível de serviço do armazém.