Materia de Capa

A arte do recebimento

Eficiência no recebimento é essencial para garantir o nível de serviço em toda a operação logística.

Sua empresa quer ser conhecida por ter um ótimo nível de serviço.  Para  isso,  não  basta apenas  planejar  a  expedição do  produto.  É  necessário,  e essencial,  coordenar  bem  todas  as  eta-pas do processo, começando justamente pelo recebimento.
A preocupação prévia com determi-nados  pontos  vai  garantir  que,  quando os  produtos  chegarem  a  seu  armazém, tudo  flua  bem.  Planejamento  é  a  chave do sucesso no recebimento.Para  evitar  problemas,  especifique, já no pedido ao fornecedor, como quer
receber seu produto: quantidade (se em lotes  ou  não),  embalagem,  necessidade ou  não  de  retorno  da  embalagem  de unitização  e  horário  de  entrega.  Orga-nizando uma tabela de horário para re-cebimento de mercadorias, você evitará filas  de  caminhões  na  entrada  de  seu centro de distribuição e sobrecarga dos colaboradores envolvidos na atividade.
Outra  vantagem  do  planejamento é  já  certificar  com  a  equipe  de  estoca- gem para onde o material recebido vai, se  para  uma  área  intermediária  ou  de-finitiva,  e  qual  área  do  armazém  está disponível. 
As docas também são cruciais para garantir  o  bom  recebimento.  Analise  o espaço interno disponível para receber as entregas, o dimensionamento necessário  das  docas  e  sua  proteção  para  a realização  das  atividades  em  segurança.  Uma  dica  é  equipá-las  com  seladoras  à  prova  de  intempéries,  seladoras de  pressão,  batentes  e  toldos.  Equipetambém  as  docas  com  dispositivos
de  travamento  e  calços  de  roda  para prender os caminhões e evitar que os motoristas saiam prematuramente. 

Tecnologia da informação

A tecnologia da informação é uma ótima  aliada:  faça  com  que  o  forne-cedor  lhe  envie  previamente,  via  internet ou EDI (“electronic data interchange”,  intercâmbio  eletrônico  de dados),  informações  sobre  a  entrega:
quantidade  e  tipo  de  material  a  ser enviado, hora prevista de chegada do caminhão,  entre  outros.  Com  essas informações  você  poderá  dimensionar  os  equipamentos  a  ser  utilizados na  descarga  e  armazenagem  do  ma-terial,  espaço  de  armazenagem  e  até o  número  de  colaboradores  que  será necessário envolver na operação.
Com o espelho da nota fiscal, você poderá  já  separar  de  antemão  os  do-cumentos  necessários  para  a  conferência do material, com as especificações  técnicas  solicitadas.  O  controle no  recebimento  pode  ser  visual,  por amostragem  ou  de  acordo  com  alguma  outra  regra  preestabelecida  pela empresa.

Conferência

Agilidade  no  processo  de  conferência  faz  o  recebimento  eficiente.
Um  trabalho  prévio  com  os  fornecedores  para  garantir  a  acuracidade do material enviado, a embalagem de entrega e a pontualidade trazem muitos  pontos  positivos  ao  recebimento.
Coletores de dados também agilizam a conferência do material. Dependendo do produto recebido, a inspeção aleatória pode ser uma boa solução.
A  adoção  do  código  de  barras  no unitizador é um ponto que favorece o recebimento,  pois  basta  a  leitura  por um coletor para que se tenha a descrição de todo o seu conteúdo.
Outro  detalhe  que  faz  toda  a  diferença:  a  comunicação.  Os  procedimentos  de  recebimento  devem  ser claros o suficiente para que todos os envolvidos,  sejam  colaboradores  do próprio centro de distribuição, sejam fornecedores, saibam o que podem e
o que devem fazer para que a atividade saia a contento.
E  lembre-se:  quanto  mais  etapas no  processo  de  recebimento  forem reduzidas,  maior  agilidade  sua  em-presa terá.

Dois recebimentos

A Big Brands é fabricante de surfwear  e  tem  duas  áreas  de  recebi-mento independentes: uma para ma-téria-prima  utilizada  na  confecção,como  aviamentos,  linhas  e  botões,  e outra  para  o  produto  acabado,  que vem da fábrica e de outras malharias
e é estocado no armazém. 
O  encarregado  de  recebimento de  produtos  acabados,  Agostinho  da Silva Andrade, explica que a empresa optou por duas áreas de recebimento separadas porque os produtos têm características e destinos diferenciados. 
“Para  evitar  gargalos,  optamos  pelo agendamento  da  entrega,  mas  sabemos  que  em  uma  cidade  como  São Paulo o trânsito muitas vezes é imprevisível. Então somos flexíveis com re-lação à chegada dos caminhões”, diz.
Ao  chegar,  a  mercadoria  tem  sua nota fiscal conferida, o volume entre-gue  checado  e  os  dados  lançados  em uma planilha externa. Um sistema de coletores de dados e código de barras agiliza  a  operação.  As  mercadorias, que chegam em caixas de papelão ondulado,  são  transferidas  para  caixas plásticas  e  movimentadas  por  transpaletes até a área de estocagem, loca-lizada na mesma construção.
A mercadoria já vem dobrada e em-balada  e  é,  então,  transferida  para  as estantes  com  casulos,  e  separada  por tamanho  e  cor.  “Apesar  de  planejar-mos o recebimento, imprevistos acon-tecem.  Temos  que  ser  flexíveis  para evitar gargalos”, afirma Agostinho.

Mal recebimento

Um mal recebimento compromete to-das as etapas posteriores da atividade: o material acumulado prejudica os demais processos;  é  uma  relação  em  cadeia. Quem recebe mal expede mal, e prejudi-ca o nível de serviço do armazém.


By IMAM

O IMAM desde 1979 vem publicando conteúdo sobre Logística e Supply Chain

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