A inovação é o meio pelo qual os empreendedores exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente, seja produto ou serviço.
Nas décadas anteriores, esperava-se o seu término para daí os especialistas rotularem-na.
Tivemos a década da qualidade(1980), a da competitividade (2000), entre outras. Mas agora, nem bem começou a década de 2010 e já temos a palavra “inovação’ em tudo, desde uma simples tarefa, processos, produtos e até uma invenção de algo inédito que nem sabemos se as pessoas precisarão mas já foi criado, isto é, inventado. Se dará resultados sobre o que se investiu é outra coisa. Inovação, portanto, está ligada à criatividade, algo que a humanidade vem fazendo nesses três mil anos. Só que ao invés de ser ao acaso, com poucos cientistas praticando, tornou-se algo obrigatório para a sobrevivência de qualquer empresa.
Basta um conjunto de melhorias aqui ou acolá, com aplicação ou não de brainstorming, já estamos fazendo Kaizens – melhorias contínuas, mesmo sem aplicação de uma metodologia lógica.
Agora, se você deseja estruturar um negócio com base da inovação, siga as seguintes dicas:
1. Aplique um plano alinhado às estratégias da empresa;
2. Crie uma cultura pela qual as pessoas conheçam e trabalhem inovando;
3. Crie uma boa estrutura na qual a geração de ideias deve estar alinhada aos desafios da empresa para os próximos anos;
4. Proporcione um ambiente de geração de ideias, independente do valor investido;
5. Obtenha ganho de performance, eficiência operacional, redução de custos, demanda de pesquisa e desenvolvimento.
E lembre-se: a inovação é o meio pelo qual os empreendedores exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente, seja produto ou serviço.