A Amazon fechou parceria com a empresa de logística Luft para armazenamento e distribuição de seus produtos no Brasil.
A Luft conta com um centro de distribuição na região de Itapevi (SP), tem atuação nacional e escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio e Espírito Santo.
Os primeiros itens da Amazon a serem distribuídos serão livros impressos, inclusive de editorias brasileiras. A expectativa do mercado é que as vendas sejam iniciadas até o fim de maio. A empresa tem uma cultura de centralização de decisões, já que o lançamento de produtos e serviços é decidido pela matriz e comunicado à operação local com poucos dias de antecedência.
Inicialmente o volume de livros ainda não é expressivo, pois a intenção é criar um catálogo de títulos bem diversificado composto, inclusive, por best-sellers, obras importadas e outros títulos brasileiros com os mesmos preços de outras livrarias brasileiras. Todo o mercado acredita que, após a estabilização das vendas de livros, os próximos produtos a serem comercializados são CDs, DVDs e games. A varejista americana tem vendido livros digitais no Brasil desde o final de 2012.