A Login, empresa de logística com atuação na Amazônia, firmou acordo com a Praticagem do Amapá – ZP – 01 – para testar, durante 25 anos, novos e grandes navios que irão transportar bauxita entre o Porto de Trombetas e o Terminal de Vila do Conde com navegação de 817 milhas náuticas (1.513 km).
O prático por conhecer as condições de navegabilidade, fazer uso de instrumentos capazes de garantir segurança à embarcação foram chamados a pilotar um novo tipo de navio, maior – com 40 metros de boca (largura) e cumprimento de 245 metros, o que o permite transportar 80,1 mil toneladas de bauxita em vez das atuais 56 mil toneladas transportadas pelos atuais Panamax.
A nova geração de navios, chamado de Trombemax, poderá impulsionar ainda mais o crescimento da região, resultando em maior competividade para os produtos. O armador reconheceu por meio do contrato e dos testes com a embarcação – o Login Tambaqui é o primeiro da série – que o prático seria o profissional capaz de, em segurança, testar as condições de navegabilidade no rio Trombetas do novo tipo de navio.