Beumer está participando da modernização do Aeroporto Internacional de Eldorado em Bogotá, Colômbia – maior do país e o quarto maior da América do Sul – que está recebendo investimentos de US$ 1 bilhão de sua operadora Opain para obras de expansão e modernização.
A modernização terá como principais características monitores de informações de vôos, sistemas de processamento de passageiros e processos de segurança, além da avançada tecnologia de movimentação de bagagens que será integrada pela e Beumer Latinoamericana, utilizando os produtos consagrados da empresa dinamarquesa Crisplant, integrante do Beumer Group.
O sistema de manuseio de bagagem foi planejado para atender as necessidades específicas do aeroporto colombiano e facilitar quaisquer futuras expansões. O projeto contempla 132 estações de check-in, transportadores, além de dois sorters tilt-tray Crisplant modelo LS-4000E – classificadores de bagagem de alta velocidade, baixo índice de emissão de dióxido de carbono e baixo consumo de energia, proporcionando, assim, benefícios reais ao meio ambiente e ao aeroporto. A operadora escolheu esses dois sorters e um sistema de controle redundante visando garantir disponibilidade total com um uptime próximo a 100%.
Este moderno método de manuseio de bagagens é similar ao utilizado em outros aeroportos internacionais e será o primeiro da América do Sul. O Brasil participa desse empreendimento como integrador de serviços de engenharia, sendo que todo o software de manuseio de bagagem é desenvolvido na sede da Beumer em Campinas/SP.
As tecnologias de ponta podem ser facilmente replicadas nos atuais e futuros aeroportos brasileiros. O foco estratégico da Beumer em manter a equipe de engenharia brasileira envolvida no projeto colombiano é exatamente facilitar a futura aplicação de suas tecnologias em empreendimentos nacionais.