A Brado Logística, empresa pioneira e independente no transporte ferroviário de contêineres no Brasil e Mercosul, tem o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS) como novo sócio. O FI-FGTS irá aportar R$ 400 milhões na Companhia.
Na nova composição acionária da Brado, o fundo terá 22,22%, enquanto ALL se mantém como majoritária com 62,22% e os antigos acionistas da Standard Logística passam a ter 15,56%.
O aporte na Brado sustentará parte do investimento de mais de R$1 bilhão previsto para os próximos cinco anos no aumento da capacidade ferroviária para transporte de contêineres, em infraestrutura, tecnologia, gestão de pessoas, terminais intermodais e na compra de material rodante (locomotivas e vagões). “Além de termos o melhor time e os melhores parceiros para capturar esse crescimento, a nossa expectativa é ampliar o market share atual, de aproximadamente 3%, para uma participação superior a 12%, em um mercado captável de três milhões de contêineres. E também vamos aproveitar as novas oportunidades de negócio que o Brasil tem apresentado no âmbito de modificar a dependência do já saturado modal rodoviário”, comenta Jose Luis Demeterco Neto, CEO da Brado Logística.
“Entendemos a ferrovia como um modal importante para o desenvolvimento logístico do país, e a estratégia da Brado para ampliar sua participação neste modal nos atraiu para investir na empresa”, diz Jacy Afonso, presidente do Comitê de Investimentos do FI-FGTS. O fundo anunciou em fevereiro deste ano que irá disponibilizar R$ 10 bilhões para investir em empresas de infraestrutura em 2013. Para o Vice-Presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos, responsável pela gestão do FI-FGTS, “a integração logística é um dos grandes desafios do Brasil e o modelo de negócios da Brado é atraente para o Fundo por gerar sinergias ao integrar ferrovia, rodovia e porto.”