A Brasil Terminal Portuário (BTP), projeto concebido em 2007, inaugura oficialmente o seu moderno terminal multiuso na região da Alemoa, à margem direita do Porto Organizado de Santos.
Joint venture desde 2010 entre os acionistas Terminal Investment Limited (TIL) e APM Terminals, esses Grupos trazem para o Projeto o know-how de duas das mais importantes empresas do setor portuário no mundo e que, somadas, operam 98 terminais em diferentes regiões e de diversidade cultural. O investimento realizado na BTP é da ordem de R$ 2 bilhões até 2013.
A operação parcial do terminal teve início em agosto deste ano, após obtenção da licença ambiental, seguida da declaração de alfandegamento e da licença de operação. “O suporte e apoio da Receita Federal, que disponibilizou as ferramentas de software e processos para o efetivo e seguro alfandegamento das áreas operacionais da BTP, resultou na celeridade da implantação do nosso projeto”, afirma o Diretor-Presidente, Henry Robinson.
O terminal, que está instalado em área de 490 mil m² do Porto Organizado, tem capacidade atual para movimentar 1,2 milhões de TEUs anuais e com previsão de movimentação de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementado em sua fase final. Com o terminal em operação, a BTP espera elevar em cerca de 40% a capacidade de movimentação atual de contêineres no Porto de Santos.
O projeto da BTP é inovador, principalmente, por ter resolvido um significativo passivo ambiental – o lixão da Alemoa em área portuária – de responsabilidade original da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). A empresa assumiu, desde 2007, a responsabilidade de sanar um dos maiores passivos ambientais do Brasil e o maior localizado em área portuária, utilizado como depósito de todo o material descartado no Porto de Santos. O valor investido, somente na remediação desse passivo, com técnicas inéditas em solo brasileiro, foi de R$257 milhões.