No dia 1º de julho, a Braspress, distribuidora de encomendas, comemora 35 anos de atividades planejando novos investimentos na inauguração de mais seis filiais e de uma empresa de logística para este ano. Durante sua trajetória, segundo Urubatan Helou, Diretor-Presidente, a empresa multiplicou seu tamanho e faturamento muitas vezes, passou por crises, enfrentou 13 planos econômicos da história brasileira, inflação elevada, recessão e sete moedas diferentes, mas conseguiu se consolidar no mercado de transporte de encomendas brasileiro.
A Brasspress dispõe de 104 filiais em todas as capitais e principais cidades dos Estados e do Distrito Federal, uma frota própria de 1.200 veículos de coleta, transferência e distribuição, que primam pela adequação às diferentes operações e com idade média de 2,9 anos; e mais 1.000 agregados, todos dotados de rastreadores. A estrutura se completa com 6.363 colaboradores e 2.000 terceirizados. Reafirmando sua postura inovadora, a Braspress iniciou, em 2001, a contratação de motoristas mulheres, que hoje representam a metade da equipe.
Além disso, a empresa tem investido pesadamente em importantes e sofisticadas ferramentas de Logística, como no maior Sorter (Sistema Automatizado de Distribuição de Encomendas) da América Latina, inaugurado no Rio de Janeiro, em 2009; e o segundo maior instalado em São Paulo, desde 2004, e primeiro na América Latina.
Atualmente, a companhia investiu R$ 43 milhões em ERP (“enterprise resource planning”, planejamento do recurso empresarial), iniciado em 2010 para um período de cinco anos, que dará condições à Braspress de operar no mercado mundial de encomendas, aproveitando a estrutura logística, de carga aérea e de distribuição, já consolidadas.