A caixa de câmbio I-Shift da Volvo em apenas nove anos já equipa 91% dos modelos FH que saem da linha de produção do complexo industrial que a empresa tem em Curitiba (PR). O sucesso da caixa eletrônica se deve ao contínuo interesse dos transportadores. No final de 2010, a I-Shift representava 56% da produção da linha F. No ano passado, a curva de vendas continuou ascendente alcançando praticamente três quartos da produção – 74%.
“Estamos muito contentes em saber que o transportador brasileiro adotou a caixa de câmbio eletrônica da Volvo. Ela é a principal mudança no comportamento do transportador brasileiro no que se refere à tecnologia na última década”, declara Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões da Volvo Latin America.
Quando a I-Shift foi lançada no Brasil, em 2003, era uma tecnologia nunca vista antes. Naquela época, o mercado brasileiro desconhecia um sistema de transmissão projetado exclusivamente para trocas automatizadas de marchas em caminhões. A I-Shift foi recebida com grande cautela e muita gente considerava este componente apenas um luxo, uma sofisticação, até um exagero. O tempo mostrou que a aposta da Volvo estava correta.