Os ‘pneus verdes’ reduzem o consumo de combustível de caminhões em 8,5% e podem economizar vários milhões de euros por ano para as empresas de transporte e logística. Estes pneus de qualidade, com resistência à rolagem otimizada, também reduzem significativamente as emissões de CO2 de veículos comerciais, comparados aos pneus convencionais.
Estes são os resultados de um teste de estrada com pneus de caminhão, realizado pela Lanxess, a fabricante líder mundial de borrachas sintéticas de alto desempenho para a indústria de pneus, e a provedora de logística química Talke.
“Como um tributo adequado ao primeiro ano da rotulagem obrigatória de pneus na UE, nós provamos neste teste que os pneus de qualidade com resistência à rolagem otimizada proporcionam um grande potencial de economia para veículos comerciais. Os ‘pneus verdes’ são não só excepcionalmente eficazes na redução de custos operacionais, mas também fazem uma contribuição fundamental para a proteção ao meio ambiente”, disse Christoph Kalla, especialista em pneus e borracha da Lanxess.
A extensão total dos benefícios econômicos da mudança para os ‘pneus verdes’ para uma empresa de logística pode ser vista em um exemplo numérico resultante do teste: uma frota com um total de 300 caminhões de 40 toneladas métricas, que rodava anteriormente com pneus de classificação D da rotulagem da UE, pode economizar cerca de R$ 5 milhões por ano em custos de combustível, apenas mudando para pneus classificados como B, supondo-se uma distância de 150 mil km por veículo e um preço de combustível de R$ 4,5/litro. As reduções de CO2 somariam mais de três mil toneladas métricas por ano.
Resultados que funcionam para empresas de logística: “Há muito tempo nós usamos pneus otimizados em termos de resistência à rolagem na gestão de frotas profissionais, para tornar a operação da frota mais eficiente, rentável e ecológica. O teste de pneus realizado em colaboração com a Lanxess mais uma vez demonstrou de forma impressionante o quanto já conseguimos economizar nos últimos anos. Esperamos que a nossa indústria torne-se muito mais consciente deste exemplo”, disse Alfred Talke, diretor administrativo do Grupo Talke.
Uma das principais organizações independentes de serviço técnico do mundo, a TÜV Rheinland, examinou todo o teste e verificou e documentou todos os resultados. “Com base na rotulagem de pneus da UE, acompanhamos um teste realístico de condução de caminhões. Ficamos satisfeitos em ver que os resultados mostraram que a utilização de pneus com baixa resistência à rolagem leva a uma economia substancial de combustível. No fundo, usar estes pneus é uma enorme contribuição para a sustentabilidade no setor de logística”, disse Juergen Brauckmann, membro do conselho de administração da TÜV Rheinland Berlin Brandenburg Pfalz e. V.