A Capital Realty irá entregar dois novos empreendimentos em 2013: o Mega Centro Logístico Curitiba e o Mega Intermodal Canoas, nas regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre, respectivamente.
Os investimentos de cerca de 300 milhões de reais nesses novos empreendimentos vem num momento em que a região Sul carece de espaços com padrão A de qualidade como os que a Capital Realty oferece.
“Centros de distribuição localizados em regiões metropolitanas e próximos a importantes rodovias permitem que as empresas se desloquem mais facilmente e dispensem menos tempo e custos com transporte de longa e curta distância”, explica Rodrigo Demeterco, presidente da Capital Realty, empresa paranaense especializada na implantação de condomínios logísticos.
O custo logístico brasileiro chega a aproximadamente 12% do PIB, o que representa uma perda de US$ 83,2 bilhões por ano, conclui a Fundação Dom Cabral. O valor é em comparação com os Estados Unidos, onde o custo logístico é de 8% do PIB.
Apesar dos dois países terem dimensões continentais, nos EUA as indústrias e varejo são mais pulverizadas pelo território, o que, além de outros fatores, ajuda a reduzir os gastos. “No Brasil, muitos operadores possuem centros de distribuição em São Paulo e, a partir daí, atendem outros estados. É preciso descentralizar as operações para atender melhor e mais rapidamente mercados que são cada vez mais importantes, como as regiões Sul e Nordeste”, explica Rodrigo.