Controladores de impulso para motores de CC com excitação independente (Sepex) evitam que veículos sofram trancos
Os controladores de impulso trouxeram um enorme avanço para a tecnologia de controlar a velocidade, a aceleração e a desaceleração de um motor elétrico.
Anteriormente, essas características eram controladas pela inserção de resistência em paralelo aos motores, de maneira que, quando desejávamos aumentar a velocidade do motor, bastava desconectar uma ou mais resistências, o que fazia aumentar a corrente que circulava pelo motor, aumentando consequentemente sua velocidade.
No entanto, esse aumento de velocidade era sempre sentido com um tranco, pois a retirada das resistências aumentava instantaneamente a corrente que passava pelo motor. Além disso, perdia-se muita energia dissipada nas resistências sob a forma de calor. Isso é altamente indesejável num veículo elétrico, onde um dos principais problemas é a autonomia, ou seja, o uso eficiente da energia.
Atualmente, com os controladores de impulso modernos, essa passagem de uma velocidade menor para uma velocidade maior nem é percebida, pois dividimos esse degrau de aumento da corrente no motor numa infinidade de pequenos degraus, que ficam praticamente imperceptíveis. Essa mudança trouxe várias vantagens, como no transporte de cargas sensíveis a choques, tais como vidros, cristais e explosivos.
Os controladores de impulso são projetados de acordo com o tipo de motor que irão controlar. Assim, temos os controladores para motores de ímã permanente, para motores Série, para motores Sepex e para motores de corrente alternada.
Os controladores para motores Sepex, quando considerados em conjunto com os motores, formam o sistema mais eficiente em corrente contínua existente. Isso se deve às menores perdas dos motores tipo Sepex em relação aos tipos Série e ímã permanente.
Ou seja, esse conjunto de controlador/motor Sepex é o que há de mais eficiente nos dias atuais em conjuntos de corrente contínua. Assim, esse tipo de controlador é fundamental para motores com potências maiores que aproximadamente 6 kW de potência, onde as perdas já seriam significativas se fôssemos considerar o uso de qualquer dos outros dois sistemas para CC.
O controlador Sepex controla a velocidade máxima, a curva de aceleração e desaceleração, a regeneração de energia na frenagem e a potência dos motores, podendo trabalhar com dois modos de velocidade (velocidades tartaruga e lebre na mesma máquina) e muitos outros parâmetros.
Por esses motivos, os controladores tipo Sepex são os mais utilizados no Brasil hoje em dia. Mesmo com o advento dos controladores para os motores de corrente alternada (CA), que são ainda mais eficientes, os controladores Sepex continuam a ter seu lugar marcante no mercado devido à sua simplicidade, aos baixos custos, à alta eficiência e à facilidade de ser instalados e parametrizados.
Considerando todos esses fatores, o mercado brasileiro tem uma enorme quantidade de controladores Sepex instalados em equipamentos elétricos dos mais variados tipos, como em empilhadeiras, carros elétricos, scooters, carros de golfe e veículos para transporte de pessoas e cargas a curtas distâncias.
Esses controladores Sepex são facilmente controláveis e parametrizáveis por um programador manual ou por um CD a ser instalado em qualquer computador. Eles indicam o histórico de falhas da máquina, auxiliando grandemente na procura da causa do defeito do equipamento, e na solução, após discussões sobre garantia, comumente existentes entre locatários e locadores de máquina elétricas.