Com o objetivo de fortalecer a atuação de um grupo de transportadores do meio oeste catarinense no mercado e proporcionar benefícios aos associados por meio das compras conjuntas, sob a liderança de Pedro Rogério Garcia (in memorian), no dia 09 de fevereiro de 1990, 143 pequenos empresários do setor apostaram no modelo cooperativo e fundaram a Coopercarga, na cidade de Concórdia (SC).
As atividades iniciaram com foco no atendimento às agroindústrias da região, muito em virtude das oportunidades que o mercado local oferecia. Mas, logo em seu primeiro ano, estes transportadores perceberam que com sua união, característica própria do cooperativismo, teriam força para ir muito além: vislumbraram novas possibilidades e abriram a primeira filial, na cidade de São Paulo (SP).
Embora ainda pequena, a Coopercarga já sentia a necessidade de se expandir e diversificar suas atividades. Com isso, em 1992, adquiriu os primeiros permissos para operar no Mercosul, o que representou uma grande conquista. No mesmo ano, como forma de facilitar o acesso a insumos com preços diferenciados aos seus associados, a cooperativa inaugurou seu primeiro posto de combustível – serviço que, mais tarde, viria a incrementar o portfólio de negócios oferecidos ao mercado e ampliar-se para uma atuação com várias unidades a nível nacional.
Com o passar dos anos, o desejo de se tornar um operador logístico e oferecer ao mercado soluções para o atendimento completo à cadeia de suprimentos fez as estratégias de atuação da Coopercarga mudarem: outros negócios foram incrementados ao rol de serviços apresentados ao mercado. Armazéns foram adquiridos e operações completas de distribuição urbana foram iniciadas, além de projetos logísticos especializados e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.