O armazém, de 28 mil m2, será base para a desconsolidação de cargas da Renault/Nissan vindas de diversas partes do mundo
A CSI Cargo acaba de inaugurar o Centro Logístico II com o objetivo de desconsolidar cargas da Renault/Nissan vindas de diversas partes do mundo.
“Em 2010, o faturamento da CSI Cargo foi de R$ 91 milhões e temos uma expectativa de crescimento de 50% no Brasil este ano, em comparação com o ano passado. O novo serviço prestado para a Renault deverá representar cerca de 12% do faturamento total da empresa”, explica Luciano Bernardi, presidente do Grupo Cargo, sediado na Argentina.
Localizado em uma área de 114.349 m2 às margens da BR 376, em São José dos Pinhais, o Centro Logístico da CSI oferece serviços de desconsolidação de carga e transporte just-in-time (JIT). O armazém de 18 mil m2 de área de armazenagem tem capacidade para 380 contêineres e pode operar um volume transferencial de 130 mil m3 por mês, com recebimento superior a 43 mil m3 e expedição de 86 mil m3.
“O armazém funciona 24 horas por dia, seis dias por semana, e conta com uma equipe de 70 colaboradores altamente qualificados, além de toda a estrutura de equipamentos, que garante a velocidade e eficácia exigidas”, explica Andrés Ceballos, diretor-presidente da CSI Cargo.
Outro diferencial do projeto é a utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS Gardem) próprio, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da CSI. O software funciona com sistema wi-fi, via pocket pcs, e processa informações relacionadas à todas as atividades desenvolvidas dentro do CL, gerando indicadores de recebimento, estoque e faturamento. Desta forma, a equipe da Renault tem acesso online aos relatórios, que são atualizados constantemente via leitura de códigos de barra.
O contrato de prestação de serviços para a Renault/Nissan engloba o Centro de Desconsolidação de cargas, por onde chegam peças para automóveis das marcas vindas de diferentes partes do mundo, além do transporte e entrega de matéria-prima direto nas plantas do Complexo Ayrton Senna, o que possibilitará a redução do custo por veículo montado. Para a montadora, a principal vantagem será a redução de gastos com demurrage, eliminação de pátio de armazenagem e equipamentos de movimentação de contêiner.