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A DPA (Dairy Partners Americas – joint venture formada pela Nestlé e a cooperativa neozelandesa Fonterra), maior empresa de produtos lácteos da América do Sul, inaugurou ontem (16/12) um novo centro de distribuição (CD) em Araras (SP).

A estrutura, integrada à fábrica da empresa, utiliza tecnologia inovadora de refrigeração e armazenamento e permite um importante avanço na distribuição de produtos lácteos refrigerados no Brasil.

 

Resultado de um investimento de R$ 87 milhões, o novo CD tem área de 4,6 mil m2 e 7 mil posições para o armazenamento de paletes de produtos. Com a inauguração desta unidade, todos os produtos de DPA, que eram enviados ao CD da Nestlé em Cordeirópolis e ao operador logístico da empresa, passam a ser estocados na própria cidade de Araras, com total aproveitamento da mão de obra que já era utilizada pela DPA. Entre os principais ganhos para a operação estão a economia de recursos – que chegará à ordem de R$ 9 milhões por ano, maior agilidade no armazenamento e distribuição, garantindo a qualidade dos produtos, além da redução da emissão dos gases gerados pelo transporte dos produtos para outros CDs.

 

Um dos destaques da nova estrutura é o processo de resfriamento dos produtos, com a instalação de túneis que saem da linha de produção diretamente para o CD refrigerado. Três túneis operam com tecnologia de resfriamento dinâmico e homogêneo, que faz com que produtos que saem da linha de produção em temperaturas distintas passem pelo transportador contínuo de 45 metros de comprimento em velocidades diferentes, para chegar entre 2°C e 4°C à área de armazenamento.

 

Após a saída dos túneis, a estocagem acontece de forma segura, rápida e inteligente, utilizando uma tecnologia pioneira na indústria de refrigerados. Com o uso de empilhadeiras, o sistema encaminha os paletes para bases móveis nas diferentes fileiras da estrutura, que por meio de controle remoto os direciona às posições de armazenamento (com a utilização de carros satélites). Este sistema permite que a capacidade de armazenamento seja 50% maior em comparação com estruturas convencionais. O método reduz ainda a circulação de empilhadeiras e evita que os colaboradores que trafegam pelo CD tenham qualquer tipo de contato com as máquinas, o que torna a operação ainda mais segura.

 

Também de forma automatizada, os produtos seguem para a área anexa de docas, igualmente resfriadas, com capacidade para carregar simultaneamente 15 caminhões. A logística evita perda de frio e energia pelos veículos e pela área do estoque. Com a concentração das operações de produção, resfriamento e distribuição em um único local, o transporte dos produtos passa a ser feito com apenas um deslocamento, direto para o cliente.

By thais