A DHL é a responsável pelo novo projeto logístico E2E (end-to-end) da Duracell na América Latina.
Desde o início de março, a Duracell, até então marca de pilhas da P&G, passou a operar de forma independente, como uma nova empresa: a Duracell Company.
O planejamento do projeto logístico da Duracell Company teve início em Junho de 2015, abrangendo Brasil, Chile, México e Panamá e começou a operar em Março de 2016. De acordo com João Prada, diretor de operações da DHL Supply Chain, “apresentamos a Duracell uma solução abrangente – desde a fabricação até o distribuidor -, integrada para a América Latina e com grande flexibilidade na operação. Certamente, essa estrutura e modelo de negócio irá dar o suporte necessário para o sucesso neste novo momento da empresa Duracell”.
De forma geral, o processo logístico se inicia com a importação dos produtos – são mais de 70 itens entre pilhas e baterias – a partir da China e dos Estados Unidos. Essa etapa inclui retirada nas fábricas, operações portuárias nas origens, frete internacional e desembaraço aduaneiro no país de destino. Em seguida, os produtos são enviados aos Centros de Distribuição da DHL estrategicamente posicionados. No caso brasileiro, o Centro de Distribuição é localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto de Cumbica e ao porto de Santos. Confira a seguir um gráfico com um overview da operação com destaque para o processo realizado no armazém.
O sistema de armazenagem é especialmente importante, pois envolve questões de segurança, controle de temperatura (máximo de 30C°) e precisão no inventário. Terminado esse processo, os produtos são enviados aos distribuidores.
Com o processo de transporte rodoviário, última etapa da cadeia, mas não menos importante, a DHL atingirá os clientes da Duracell no Brasil, garantindo que os seus pedidos sejam atendidos no tempo correto, nas quantidades e qualidade corretas (OTIF).