dragagem_PortoRio_Grande_300x225

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Após quatro meses de trabalho, a draga Gerardus Mercator completou a manutenção de um trecho interno do canal de acesso ao Porto do Rio Grande (entre os Molhes da Barra e o píer petroleiro) que possui 16m de profundidade. A embarcação especial deixou o porto rumo a Itaguaí, no Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 43 milhões e o projeto começou a ser executado em dezembro de 2011, com a draga Sanderus, que tem capacidade para 5.000 m³ de cisterna.

A dragagem teve como objetivo manter o Rio Grande como um porto de águas profundas e garantir a segurança da navegação. A draga possui tubos laterais nas bordas que fazem o recalque do sedimento e bombeiam o material para dentro da embarcação. Após completado o volume da capacidade da draga, é feito o transporte até uma área chamada de descarte, previamente definida pelo órgão ambiental. Ao longo do processo, é realizado o monitoramento desta área para o acompanhamento das profundidades e para garantir a segurança ambiental durante o descarte do material.

“Para que tenhamos um porto em condições de competitividade, manter o canal de acesso em perfeitas condições de profundidade e navegabilidade é uma das nossas responsabilidades. O recurso alocado nesta dragagem de manutenção é um investimento com retorno garantido”, avaliou o Superintendente do porto, Dirceu Lopes. A manutenção é fruto da parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Superintendência do Porto do Rio Grande, e a Secretaria de Portos da Presidência da República.

By IMAM

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