transporte de carga2

transporte de carga2Com o objetivo de rever custos e tentar reduzir despesas, muitas empresas procuram especialistas em logística ou em armazenagem para terceirizar as operações. Especialmente em tempos de crise econômica.

O que não imaginam é que podem ter um ganho de produtividade, que resultará em forte redução de custos. A explicação está no fato de que muitas empresas cresceram sem profissionalizar a área de armazenagem e logística. Têm estruturas próprias, para gerir o que não é o produto foco, estruturas antigas, distantes, com pouco ou nenhum investimento em tecnologia, gerando perdas, problemas de inventário e muitos outros gargalos que tornam a operação onerosa e pouco eficiente.

Ao recorrerem a um operador logístico, indústrias de vários segmentos se surpreendem com as facilidades que podem passar a contar. Desde centros de distribuição bem localizados, reduzindo a necessidade de estoques, serviços de seleção e entrega de peças e itens para assistência técnica. Todos estes serviços, implicam redução das perdas por falta de controle de inventário. Podemos dizer que nos últimos anos, em virtude do surgimento do e-commerce com taxas de crescimento anual impressionantes, a logística passou a ser “menina dos olhos” da indústria.

Começou a ser vista como estratégica para o desenvolvimento dos negócios. No entanto, ainda convivemos com modelos antigos e passíveis de muitas melhorias em curto espaço de tempo, com impacto expressivo nos resultados dos negócios. Ao entregar, por exemplo, a distribuição de produtos a um operador logístico, o cliente ganha agilidade nas entregas, flexibilidade para ampliar ou reduzir a área de armazenagem de acordo com a demanda, ganha eficiência e tira de sua própria estrutura uma série de custos fixos com pessoal e aluguel de espaço. Nos modelos de negócio bem-sucedidos o custo tem que ser proporcional aos resultados. Pago mais se estou vendendo mais, pago menos se tenho menor movimentação. Só assim é possível gerir de maneira sustentável. Entregar a logística nas mãos de um especialista é o caminho para focar no core business. Não importa o tamanho da empresa, mas sim a mente aberta e em sintonia como que há de mais eficiente na hora de fazer o produto chegar ao cliente final.

Por Raquel Teixeira, empresa Yusen Logistics

By gab