Antonio rezende IMAM

Antonio rezende IMAMA Scania realizou no dia 27 de Março a primeira versão brasileira do Scania Transport Conference, evento que reúne especialistas de diversas áreas para discutir sobre os desafios do transporte sustentável.

Foram três painéis, incluindo um denominado “os desafios da cadeia logística”. De acordo com o presidente da Scania Latin América, Per Orlov Svedlund, a ideia do evento é fazer com que as pessoas busquem soluções de transporte que não agridam o meio ambiente. “Queremos mobilizar o setor em torno do compromisso de buscar, juntos, soluções para o desenvolvimento de um transporte sustentável com foco em combustíveis alternativos, maior eficiência dos veículos e da infraestrutura existente”, comenta.

Svedlund falou sobre a evolução dos motores da Scania. O primeiro modelo foi lançado em 1992, chamado Euro 1. Nos últimos 26 anos outros cinco modelos foram desenvolvidos e o mais moderno deles, o Euro 6, emite 97% menos material particulado e 95% menos monóxido de carbono. Aqui no Brasil, o modelo utilizado é o Euro 5.

Gráfico

 

Na parte logística, um dos palestrantes foi o gerente de projetos da IMAM Consultoria, Antonio Carlos Rezende. Ele falou sobre a importância de aumentar a eficiência no transporte, otimizando a ocupação de cargas em cada caminhão, fazendo menos viagens com os caminhões ocupados ao máximo, assim como utilizar outros modais que têm uma eficiência energética sensivelmente melhor que o transporte rodoviário.

 

Em pesquisas e desenvolvimento, a Scania apresentou uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A empresa está financiando um laboratório da Universidade, que servirá para pesquisar novos métodos de reduzir a emissão de poluentes.

Por fim, falou-se sobre políticas públicas e como o transporte urbano também deve seguir a mesma tendência e oferecer opções menos agressivas ao meio ambiente.

 

Parceria

 

Durante o evento foi apresentado um case, mostrando a parceria entre Scania e Cargolift para otimizar os caminhões utilizados nas operações do sistema Milk Run (coleta programada).

Para as viagens de longa distância, era preciso encontrar uma forma de transporte de carga mais sustentável e com redução de custos na operação. Após estudo e uma série de análises e avaliações das rotas utilizadas, as empresas identificaram a possibilidade de utilizar um caminhão com bitrem de 30 metros, em vez de dois caminhões, para realizar a coleta.

 

A Cargolift adquiriu sete unidades de caminhões Scania para bitrens de 30 metros, com capacidade de carga de 57 toneladas e capazes de utilizar implementos de 160 metros cúbicos para operar exclusivamente no sistema. O uso contribuiu tanto para um transporte mais sustentável quanto para a redução de custos, menor consumo de combustível, diminuição do desgaste de componentes, menor emissão de poluentes e melhor aproveitamento da frota.

By gab

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