De fácil instalação, a balança rodoviária TR Fácil da Filizola é a única do mercado construída sem vigas de aço. Projetada para reduzir gastos na fase de implantação, seja nas indústrias, transportadoras ou empresas de logística, a balança permite que o cliente compre os insumos para a sua construção de forma a reduzir os gastos com transporte, além de contribuir para um melhor meio ambiente.
Segundo Thiago Camargo, gerente de engenharia da Filizola, a empresa orienta o construtor a executar a plataforma totalmente em concreto no local onde será instalada a balança. “Extremamente resistente, ela suporta as mais severas condições de trabalho, além dos ambientes mais agressivos possíveis. Este projeto é baseado na norma ABNT – NBR 6118 de Construções de Pontes, que dispensa a utilização das vigas na construção, mas sem abrir mão da qualidade”.
A balança possui um programa interno que realiza diagnósticos automáticos em cada uma de suas células de carga, que detectam falhas sem a intervenção do operador. “Caso alguma anormalidade seja identificada, o programa emite uma mensagem ao operador”, explica Camargo.
Porém, se a empresa deseja gerenciar os processos de recebimento e expedição por peso através da pesagem dos veículos na portaria das empresas, a Filizola desenvolveu o software Expert Veículos. Comercializado à parte, Camargo comenta que o software é instalado em um computador com o objetivo de identificar, cadastrar os veículos e emitir tickets. “Facilita a operação de pesagem e simplifica a integração das balanças rodoviárias com os sistemas de gestão. Além disso, o software disponibiliza o cadastramento de clientes, fornecedores e transportadoras”.