A popularização dos tablets em ambientes pessoais facilita o processo de absorção da tecnologia em ambientes operacionais.
Os tablets continuam a ganhar força e aceitação nos mais diferentes ambientes.
Nas operações em ambientes mais complicados, como o da logística (transporte e armazena-gem), começa-se a perceber a produtividade e os benefícios financeiros da utilização desse gadjet. O segredo, portanto, será assegurar o máximo desempenho através de uma correta escolha da tecnologia.
Existem inúmeros fatores a ser considerados ao se avaliar a utilização de tablets em ambientes opera-Logística vê ganhos com os tablets nacionais e a escolha da melhor tecnologia, entre os quais:
• Flexibilidade: Os tabletes são a melhor opção quando se necessita apoiar, durante a operação, vários usuários e aplicações a partir de um mesmo dispositivo portátil que incorpora uma grande tela e uma interface de usuário personalizada.
• Tecnologia: Sistemas operacionais disponíveis, compatibilidade com softwares, velocidade de processamento, comunicação sem fio, personalização do tablet, entre outros, são características da tecnologia que podem fazer diferença.
• Fatores ambientais: Faixas de temperatura, condições de iluminação, níveis de umidade e poeira, vibrações do veículo, probabilidade de quedas e mau uso são alguns dos fatores ambientais que não devem ser esquecidos quando se adquire um tablet.
• Atualização: O tablet pode ser atualizado, bem como os custos de substituição de seus acessórios que trabalham em paralelo, tais como: scanners, dispositivos de entrada de dados, tecnologia de comunicação e outros fatores que influenciam o custo total de propriedade.
• Análise sistêmica: Os profissionais que vão avaliar o tablet em suas
operações devem também considerar todo o ciclo de trabalho e recursos agregados para a perfeita visibilidade de como ele desempenhará o seu papel a cada etapa do processo operacional, incluindo operações e tempos dedicados, por exemplo, à carga e recarga de bateria.
• Tablets portáteis e fixos: Um único tablet, sem nenhum acessório, não pode atender todas as necessidades dentro da empresa. Deve-se pensar em como adequá-los em diferentes aplicações operacionais que podem ser mais bem realizadas com tablets fixos e outras, com portáteis.
• Robustez: Se aplicarmos um tablet de uso pessoal para uso operacional, ele pode sofrer muito pelas características da operação. Assim, considere os desafios apresentados pelo ambiente de trabalho e pela intensidade do manuseio do tablet. Essas características ajudarão você a definir o quão robusto deve ser o tablet.
• Ergonomia: O tablet é confortável de segurar? Os comandos estão distribuídos na tela corretamente? Você se acostumaria a esse dispositivo durante todo o seu dia de trabalho?
Embora esta seja uma das principais preocupações da Apple ao lançar um produto, ela está focando o ambiente de uso pessoal. Já parou para avaliar como será a sua operação?