A Iveco apresentou nesta semana o seu novo Stralis LNG (Gás Natural Liquefeito) durante o evento “Bedrijfsauto 2012”, realizado no centro de exposições RAI, em Amsterdã, na Holanda. O veículo é indicado para operações com pequenas e médias distâncias, principalmente para o setor de distribuição noturna, que precisa seguir as “leis de silêncio” dos grandes centros urbanos. Em média, a diminuição de ruído nos Stralis movidos a gás natural é de 3 a 6 decibéis na comparação com um modelo convencional que roda com diesel.
O Stralis oferece dois eixos com semi-reboque, motor Cursor 8, movido a gás natural com uma potência de 330 cv, caixa de velocidades manual, Intarder e EBS. Sua capacidade de carga varia entre 18 e 40 toneladas. Hoje, o uso de gás natural em veículos comerciais representa um investimento de grande importância social, mas também uma vantagem econômica para os operadores. Um dos principais benefícios da tecnologia de LNG é sua autonomia de rodagem com um alcance de até 750 km.
Além das vantagens consideráveis em termos de redução de emissões, esse sistema também permite uma redução no peso bruto total do veículo, o que leva a um aumento na capacidade de carga. O abastecimento é feito com metano em gás, acondicionado em tanques de aço a uma pressão de 200 bares. Nos veículos, o gás natural liquefeito é armazenado (em forma líquida) a -125° C em tanques criogênicos.