A Jaguar Land Rover abriu em Itatiaia (RJ) sua nova fábrica totalmente própria fora do Reino Unido.
No local, também foi inaugurado o primeiro Centro Educacional (Education Business Partnership Centre – EBPC) da empresa fora da matriz.
A unidade recebeu um investimento total de R$ 750 milhões e fabricará os dois modelos da Land Rover mais vendidos no Brasil: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport, com produção voltada para a demanda de consumidores brasileiros. Os primeiros veículos nacionais começam a chegar já neste mês à rede de concessionários da empresa, presente nas cinco regiões do País.
A planta também inclui o primeiro Centro Educacional (EBPC) da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido, que irá fornecer uma série de atividades em sala de aula para até 12 mil crianças de escolas locais por ano. Este modelo contribuirá com o desenvolvimento de habilidades importantes no mercado de trabalho, exercitar a consciência corporativa e inspirá-las a seguir carreiras gratificantes na Jaguar Land Rover no futuro.
Fábrica no Brasil
A fábrica inclui uma série de projetos ambientais, como o recolhimento de águas pluviais e o plantio de mais de 1,2 mil árvores nativas para ajudar a preservar e melhorar o ecossistema do entorno. A Jaguar Land Rover almeja alcançar a mundialmente reconhecido ouro no certificado LEED de sustentabilidade – tornando-a a primeira fábrica de automóveis no Brasil a conquistar o selo.
A planta possui tecnologias avançadas de fabricação e possui instalações de Certificações e Conformidade de Emissões referência na América do Sul. Como parte do comprometimento com a indústria automotiva brasileira, a Jaguar Land Rover recebe componentes como bancos, sistema de escapamento, chassi e conjunto motor de fornecedores locais como Benteler e IAC. Além disso, a Jaguar Land Rover tem investido em serviços de assistência técnica para ajudar os fornecedores a aumentar o nível de nacionalização no futuro.