Additiva Comércio de Produtos Químicos, baseada em Porto Alegre, recebeu a certificação Prodir. Para isso, precisou contar com o suporte da Kuehne + Nagel, operador logístico responsável pelo transporte e armazenagem dos produtos químicos e petroquímicos distribuídos pela empresa. A certificação Prodir é específica para o segmento de produtos químicos e faz parte de um programa de nível mundial, baseado em Responsible Distribuition Process (RDP).
No Brasil, é desenvolvido pela Associquim (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos), e envolve gerenciamento de risco, atendimento a legislação e normas, manuseio e armazenagem de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, atendimento de emergências, entre outros.
Para que a Additiva pudesse ser certificada, foi necessário que a equipe da Kuehne + Nagel ajudasse a interpretar a norma, elaborar documentos, levantar indicadores e coletar evidências. “Contou muito o fato de termos armazéns que atendem as necessidades do cliente e que são aprovados pela certificadora”, disse Ana Paula Flores, coordenadora de qualidade em Porto Alegre.
Na auditoria feita nas dependências da Kuehne + Nagel, foram observados itens como disposição e rastreabilidade na armazenagem, licenças para armazenar produtos químicos, licenças específicas para funcionamento do armazém (bombeiros, desratização, controle de pragas), programa de controle médico e saúde ocupacional, plano de prevenção de riscos e acidentes, e simulados de avarias com carga química.